sexta-feira, 9 de abril de 2021

Covid-19: Anvisa autoriza testes clínicos de mais uma vacina no Brasil

Um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19 foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O desenvolvimento do imunizante está sendo patrocinado pela empresa biofarmacêutica Medicago R&D Inc, sediada no Canadá, e pela empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), a responsável pelo desenvolvimento do adjuvante da vacina, que é uma substância adicional à formulação.

Segundo a Anvisa, a vacina prevista usa tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus (CoVLP), além de ser composta pela proteína S, expressa em forma de partículas parecidas com o vírus (VLPs).

Para avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina em adultos com 18 anos de idade ou mais, o ensaio clínico aprovado é composto por três estágios. O Brasil participará do estágio 3, que corresponde à fase 2/3 do estudo. O objetivo é incluir até 30 mil voluntários no Canadá, Estados Unidos, além da América Latina, Reino Unido e Europa.

No Brasil, devem ser incluídos 3,5 mil voluntários na porção 3 do estudo de fase 2/3. A fase 1 e 2 do estudo está em andamento no Canadá e Estados Unidos.

Este é o quinto estudo de vacina contra a covid-19 autorizado no Brasil.