quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Conferencia Municipal de Educação avalia resultados obtidos com a implementação do Plano Municipal de Educação 

A Prefeitura de Aldeias Altas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovações (SEMECTI), realizou nos dias 30 e 31 de Julho de 2021 a Conferência Municipal de Educação de Aldeias Altas – MA, com o objetivo de promover a primeira avaliação dos resultados obtidos com a implementação do Plano Municipal de Educação – PME.  Instituído no ano de 2015, com vigência de dez anos, foi elaborado com 17 (dezessete) metas e 172 (cento e setenta e duas) estratégias que abrangem os diversos níveis da educação, etapas de ensino e suas modalidades, desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação, além de estabelecer diretrizes para a profissão docente, a gestão democrática e o financiamento do ensino.

As metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, foram elaborados em consonância com as 20 (vinte) metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Em nosso município, após seis anos de efetivo trabalho, tem a sua primeira avaliação e reelaboração, realizada pelo Fórum Municipal de Educação (FME) em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, órgãos que também contribuíram na organização da conferência. 

Participaram do evento professores, representantes de instituições municipais, vereadores e a primeira dama de Aldeias Altas, Sra. Francisca da Silva Leite, representando o Prefeito Municipal, Sr. Kedson Lima que em razão de outros compromissos da sua agenda, não pôde fazer-se presente. 

Falando sobre a Educação como uma das prioridades da pauta do atual governo, a Sr. Marlete Aguiar, secretária Municipal da Educação, ressaltou: “Planejar e avaliar de forma coletiva, democrática e participativa o Plano Municipal de Educação de Aldeias Altas - MA, é assegurar o compromisso de todos para com a qualidade social e excelência desde educação infantil até o ensino superior, priorizando a educação como pilar de sustentação para o desenvolvimento com igualdade, equidade e qualidade de vida para uma comunidade”

De acordo com o documento produzido para a Conferência: “O Plano Municipal de Educação (PME) de Aldeias Altas - MA foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, como produto de várias conferências municipais de educação e aprovado como lei em 2015. Suas metas têm como base o Plano Nacional de Educação (PNE), e segue o mesmo tempo de vigência, dez anos. No caso específico do PME, as metas são municipais, mas se concretizam no lugar onde vive o sujeito a quem o direito à educação de qualidade deve ser garantido”. 

Os resultados da avaliação e reelaboração do PME ditarão os caminhos a serem adotados pela política municipal de ensino, permeando as três esferas de educação (da educação infantil ao ensino superior) nestes últimos quatro anos de vigência do referido plano de educação municipal.

Ascom/PMAA