terça-feira, 17 de agosto de 2021

Mário Assunção comenta sobre vacinação contra covid a maiores de 12 anos e retorno das aulas presenciais na rede municipal

A ampliação da faixa etária de vacinação contra a Covid-19 para o público em geral a partir de 12 anos e o retorno das aulas presenciais na rede municipal estão entre os assuntos abordados pelo vereador Mário Assunção na sessão desta segunda-feira (16) na Câmara Municipal de Caxias.

O parlamentar comentou que Caxias é a única cidade da região que está vacinando maiores de 12 anos, e isso é muito importante. O resultado está nos hospitais. Com isso, o índice de hospitalização caiu para 1/3 e a taxa de ocupação nos leitos destinados a covid-19 está em torno de 38%. “Isso mostra a importância da força política que o prefeito Fábio Gentil tem, porque ele foi, através do vice-governador, Carlos Brandão, do secretário de Saúde, fazer os mutirões de vacina, o arraial da vacinação, e assim conseguir mais vacina”, acrescentou.

Em vista da discussão levantada no legislativo quanto ao retorno das aulas presenciais na rede municipal, Mário Assunção buscou a informação e informou aos seus pares que o reinício se dará no início do mês de setembro. “Porque a imunização dos profissionais de Educação aconteceu no mês de maio e agora, até o dia 10 de agosto, eles tomaram a 2ª dose, e é necessário 15 dias após isso para ter imunização completa, e assim possam retornar com segurança as aulas”, explicou.

Mário acredita que o prefeito Fábio Gentil e a secretária de Educação, Ana Célia, vão antecipar o máximo que puderem o retorno das aulas, pois eles sabem o que as pessoas estão sofrendo. “Isso está gerando uma desigualdade social muito grande, porque nas escolas particulares desde o início do ano as aulas são presenciais. Desde o início do ano que as pessoas que podem pagar têm seus filhos na escola. Então, eles estão tendo educação e agora precisamos retomar e procurar dar também essa possibilidade às pessoas que não têm condição de pagar uma escola particular”.

Prouni Municipal

Mário Assunção, precursor da iniciativa do Prouni Municipal, destacou a finalização do edital do programa: “a partir de hoje teremos caxienses, de forma gratuita, estudando em universidade particular”. Ele declarou, emocionado, que não para, “que agora vamos atrás das universidades que têm EAD, que não pagam impostos para o município de Caxias, notificá-las, pois têm que pagar o ISS para o Município e assim aderir também ao Prouni Municipal e poder doar bolsas de estudo”.

Horário das sessões

Logo no início de seu pronunciamento, o vereador fez saudação especial à senhora Rosa, do Povoado Santo Antônio, que confessou a ele que pela primeira vez na vida está conseguindo assistir uma sessão da Câmara, exatamente pelo horário ser pela manhã, “que é o horário que os carros trazem as pessoas da zona rural, e eles podem aproveitar para participar das sessões”.