terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Cinzas do desembargador Arthur Almada Lima Filho chegam sexta-feira (17) a Caxias 

--- Comissão interinstitucional define roteiro de recepção e percurso

Uma comissão formada por representantes de diversas instituições de Caxias definiu na noite de segunda-feira, 13, o roteiro de recepção e percurso das cinzas do Desembargador Arthur Almada Lima Filho, 92 anos, ilustre caxiense falecido em 27 de outubro, em São Luís, em razão de problemas cardiorrespiratórios. Segundo a comissão, a urna com as cinzas chegará à cidade natal de Arthur Almada Lima Filho na sexta-feira, dia 17, às 16 horas. Uma comitiva com diversos automóveis virá de São Luís e será recebida no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-316. Lá a urna com as cinzas será passada para o caminhão do Corpo de Bombeiros, onde bombeiros militares e membros da família do desembargador guarnecerão o receptáculo funerário, acompanhados de grande número de veículos de familiares, amigos, colegas e conhecidos do magistrado caxiense. Pelo menos seis entidades das quais Arthur Almada Lima Filho era membro ou para as quais prestou relevantes serviços em Caxias renderão homenagens a ele: A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde Arthur Filho foi reitor; Academia Caxiense de Letras e Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (ASLEAMA), das quais era membro; Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), de que foi fundador e presidente nos 18 anos de existência das entidade; Rotary Club de Caxias, do qual era decano, o membro mais antigo; e a Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI), onde coordenou o curso de Direito. 

Da BR-316 a comitiva seguirá pela Avenida Senador Alexandre Costa e, no Morro do Alecrim, fará a primeira parada, no Centro de Estudos Superiores de Caxias da UEMA, onde receberá a primeira homenagem. Em seguida, a comitiva descerá pela Rua Comendador Alderico Silva a (Rua 1º de Agosto), onde, em frente à Academia Caxiense de Letras, se farão as homenagens acadêmicas. Depois, na Praça Dom Luís Marelim (Praça da Chapada), a ASLEAMA renderá suas homenagens. Ato contínuo, na Avenida Santos Dumont, Arthur Almada Lima Filho será homenageado por seus Companheiros do Rotary Club e da Casa da Amizade. Depois a comitiva se dirigirá à sede do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, onde o desembargador, fundador e presidente por 18 anos, até outubro, será homenageado por seus confrades sócios e pelos servidores das Instituição. Por fim, na sede da Faculdade do Vale do Itapecuru, na Travessa Bom Pastor, o grande caxiense receberá as homenagens de alunos e funcionários daquela Instituição de Ensino Superior.

Da Faculdade a comitiva se dirigirá até o bairro do Ponte, onde há décadas a família Almada Lima tem residência, denominada “Shangri-La”, denominação de uma espécie de paraíso descrito em 1933 pelo escritor inglês James Hilton. Neste local, sob salva de fogos, a urna com as cinzas será novamente entregue pelos bombeiros militares aos membros da família do desembargador. A dispersão das cinzas, em data ainda a ser marcada, obedecerá as últimas vontades de Arthur Almada Lima Filho e será privativa, com a presença apenas de membros da família. 

A comissão interinstitucional reuniu-se no Rotary Club e se fizeram presentes: Antônia Miramar Alves Silva, do Rotary Club e viúva de Arthur Almada Lima Filho; Fernando Malheiros e Edmílson Sanches (Rotary Club); Kátia Menezes e Ezíquio Barros Neto (Academia Caxiense de Letras); Erlinda Bittencourt (ASLEAMA); e Gerhard Berger (IHGC). Outras instituições serão solicitadas a participarem, entre as quais o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil, entidades de que Arthur Almada Lima Filho fez parte durante sua vida, como advogado, promotor, juiz de Direito e desembargador. 

O caxiense Arthur Almada Lima Filho também era membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, da Academia Ludovicense de Letras (São Luís) e outras instituições profissionais e culturais. Além de filhos e netos, Arthur Almada Lima Filho deixou quatro livros publicados -- “Algumas Palavras”, “Outras Palavras”, “Efemérides Caxienses” e “Perfis” – e outros para serem publicados, entre os quais o “Dicionário Biobibliográfico de Autores e Artistas Caxienses” e o livro de pequenas crônicas “Breve Graça”, entre outros. (Texto: EDMILSON SANCHES. Fotos: IHGC e F. MALHEIROS)