quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Números aumentam e já são mais de 1.100 famílias afetadas pelas chuvas no Maranhão

Totaliza 1.126 o número de famílias desabrigadas e desalojadas pelas chuvas e enchentes dos rios no Maranhão. Por causa destas inundações, sete cidades estão em situação de emergência: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra e Imperatriz.

Em Imperatriz, uma das cidades mais afetadas, o número de desabrigados e desalojados aumentou por causa do nível do Rio Tocantins, que voltou a subir. A elevação das águas é de 10,30 metros, mais de três metros acima da cota de inundação. No município, já são cerca de 279 famílias diretamente atingidas pelos prejuízos das chuvas, segundo o Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBMMA).

Na cidade de Mirador, o nível do Rio Itapecuru está baixando lentamente, segundo o Corpo de Bombeiros, marcando 4,67 m, até a tarde dessa quarta. Porém, apesar de ter tido uma diminuição acentuada do acúmulo de água nas vias públicas do município, alguns povoados ainda estão isolados por causa da inundação.

Em Trizidela do Vale e Pedreiras, o nível do Rio Mearim está com tendência de aumento, chegando a 5,93 m, próximo da cota de inundação. Em Caxias, a cheia do rio Itapecuru deixou cerca de 24 famílias desabrigadas e a previsão é que o número cresça, pois as chuvas fortes continuam na cidade. O nível do rio chegou a 5,99 m, atingindo a cota de enchente.

Equipes dos Bombeiros estão nas cidades afetadas, trabalhando na retirada da famílias, entrega de alimentos e remédios e orientando para minimizar os riscos e prejuízo. A ação tem apoio da Defesa Civil e prefeituras.

  Blog da S Teresa