segunda-feira, 27 de junho de 2022

Caxias é agraciada com 400 vagas do Programa Trabalho Jovem, eixo Estágio Social: Prepara Maranhão 

Nesse sábado (25), a Prefeitura de Caxias e o Governo do Maranhão que também fez parceria com outros municípios maranhenses, deram continuidade ao programa Trabalho Jovem, instituído pela Lei nº 11.384, de 16 de dezembro de 2020 e regulamentado pelo Decreto nº 36.486, de 10 de fevereiro de 2021, para a geração direta de oportunidades aos jovens maranhenses, por meio de mais uma etapa do programa, o  eixo Estágio Social: Prepara Maranhão. Foram reunidos estudantes da Rede Pública Estadual para prestigiar o sorteio de 5 mil vagas, realizado no Ginásio de Esportes de um Centro Universitário da cidade. Os sorteados foram estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, de 17 a 25 anos que irão receber uma bolsa estágio no valor de R$ 600.

“Aqui em Caxias temos 400 jovens inseridos no programa Prepara Maranhão. Nós vamos ter jovens capacitados para a primeira oportunidade de trabalho”, frisa Lília Raquel, secretária estadual do Trabalho e Economia Solidária.

“São alunos que estão na faixa etária de 17 a 25 anos e que terão uma ajuda durante seis meses”, disse Lacy Assunção, coordenadora da URE.

Antes do sorteio foram realizadas várias apresentações culturais, dentre elas a Dança Country do Centro Comunitário da Juventude da Volta Redonda.

“A cada ano estamos melhorando. Estamos fazendo cada vez mais um trabalho bonito. O Country vem fazendo história”, frisa Faby Rodrigues, coordenadora da Dança.


Os alunos sorteados atuarão em órgãos da administração pública estadual durante 6 meses de estágio. Os municípios contemplados nesta etapa são:

  • Região Metropolitana de São Luís – 3 mil vagas;
  • Imperatriz – 700 vagas;
  • Timon – 400 vagas;
  • Caxias – 400 vagas.
  • Balsas – 300 vagas;
  • Colinas – 200 vagas.

“Nós fizemos essa mobilização para trazer nossos estudantes. O governador Carlos Brandão está de parabéns”, disse Josélia Ferreira, gestora da escola Maria Ducarmo Caxirimbu.

“Essa é a continuidade do Programa Trabalho Jovem. A primeira o município abraçou e inseriu no mercado muitos jovens nas empresas locais. Quanto mais a gente ampliar melhor”, disse Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude.

“É muito importante que a cidade de Caxias receba projetos como esses, porque valoriza a juventude”, disse Maria Clara, estudante.

A ação é um esforço conjunto do Governo por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SEINC), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (SEGEP) e Secretaria de Estado de Governo (SEGOV). O Prefeito Fábio Gentil, a deputada estadual Daniella, o secretariado e vereadores do município estiveram presentes no Ginásio de Esportes do UNIFACEMA em Caxias, acompanhando as oportunidades destinadas a Caxias, momento de agradecimento ao governador Carlos Brandão por prestigiar Caxias com 400 vagas.

“Nós estamos presentes nessa ação onde 5 mil jovens no Maranhão são beneficiados, sendo 400 vagas para Caxias. É muito bom ver essa parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado”, disse Daniella, deputada estadual.

“Hoje o governador Carlos Brandão está beneficiando os jovens, mostrando a importância que tem a gente investir neles. Isso mostra o compromisso com nossa cidade. Mais benefícios estarão chegando a Caxias de forma gradativa . Obrigado Governador Carlos Brandão”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.(Ascom/PMC)