quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Diretoria Médica e Gedema lançam campanha Novembro Azul na Assembleia Legislativa  

Agencia Assembleia

A Diretoria Médica da Assembleia Legislativa, em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), deu início, nesta quarta-feira (04), à campanha Novembro Azul. Durante todo o mês de novembro, serão realizadas ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata e marcação de consultas com especialistas.
 
A programação começou com a distribuição de folders e laços azuis aos deputados no plenário e, também, nos demais setores da AL. Até o dia 26 deste mês serão agendadas consultas com urologista. As consultas serão realizadas nos dias 24 e 26, apenas durante a manhã, a partir das 8h.

“Aqui no Maranhão temos um número muito grande de câncer de próstata e, com essa campanha, estamos facilitando o acesso dos funcionários da Casa, marcando consultas com demanda aberta. Ainda temos muita resistência dos homens, preconceito e esperamos quebrar essa barreira e combater esse câncer tão incidente entre os homens”, destacou Katyane Vasconcelos, coordenadora de Enfermagem da AL.

Cenário  


O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e é o sexto tipo mais comum no mundo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

As estatísticas apontam que, a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil, um caso a cada 7,6 minutos.

A campanha Novembro Azul recebeu amplo apoio dos deputados da AL, que destacaram a importância da prevenção. O deputado César Pires (DEM) ressaltou que ainda há muito preconceito por parte dos homens em relação ao exame de toque retal e que a campanha é essencial para trazer uma maior conscientização e diminuir essa resistência.

“É uma campanha muito nobre. Você vê ainda muito preconceito do homem em relação ao exame de toque retal. O PSA, que é o exame de sangue, que a gente avalia a campanha, tem questionamentos em relação a isso. É claro que 80% dos casos ele dá demonstrações claras da existência ou não do câncer de próstata. O certo é que tem deixado um rastro forte de óbito que precisam ser reparados e não há encaminhamento melhor do que fazer o exame preventivo”, assinalou o parlamentar.