quinta-feira, 26 de março de 2020

Importância da quarentena 
Da coluna do Mario Assunção (Portal Noca) 



O aumento dos casos da Covid-19 no Brasil e a forte ação dos governadores e prefeitos no sentido do isolamento social afetam profundamente o fluxo de caixa de empresas e indústrias nas cidades. Dessa forma, é um desserviço à comunidade pregar que a infecção pelo vírus é coisa simples e que só acomete idosos.

O isolamento social se faz necessário para reduzir o aumento do número de casos e a necessidade do aparato do sistema de saúde. Países como a Itália, que não adotaram com rapidez o fechamento do comércio e o isolamento social, colhem os frutos da letargia da decisão de seus governantes com milhares de mortos. 

Claro que o governo necessita, urgente, criar mecanismos para socorrer os comerciantes e industriais para a manutenção do emprego e a saúde financeira das empresas. Além disso, utilizar de forma ostensiva os programas sociais para atender a população mais carente.

Mas não podemos colocar em risco a vida da população. Com o fim da pandemia, as empresas poderão retomar suas atividades e as economias irão se recuperar com o menor número de baixas possível.

Assim, vamos manter o isolamento para achatarmos a curva de infecção e não sobrecarregar o nosso sistema de saúde.