quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Secretaria de Turismo divulga balanço das ações realizadas em 2019 


O turismo no Maranhão tem crescido nos últimos meses tanto em ocupação hoteleira quanto na movimentação do fluxo de passageiros. A expressão que o ‘Maranhão está na moda’ é fruto de ações planejadas e executadas de forma eficiente pela Secretaria de Estado do Turismo. Prova disso é a melhoria nos resultados em todos os setores e programas da pasta.

Até novembro de 2019, o Cadastur teve 835 empresas formalizadas, os cursos de qualificação capacitaram 3089 pessoas, o programa Mais infância Mais Turismo sensibilizou 5818 crianças, foram 13 participações em eventos nacionais e internacionais, 10 polos visitados pela Regionalização, 558 novos artesãos cadastrados e 27 mil pessoas atendidas nos CAT.

Com menos de 10 meses de gestão, o Secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior comenta os números do setor. “Quando assumi fiz questão de manter todo o corpo técnico e conhecer o trade maranhense. Bons resultados são frutos de parcerias e gestão comprometida. Para 2020 temos metas ainda mais ousadas para alavancar o turismo regional” explicou Catulé Junior.

O gestor que é ex-conselheiro federal da OAB e foi também secretário de Governo em Caxias, assumiu o cargo de após a separação das pastas da cultura e turismo no final de fevereiro de 2019.

Novos programas
‘Ceprama itinerante’, feira de artesanato que tem rodado o Maranhão e o ‘Mais Viver Praia” lazer e diversão na férias em São Luís são apenas 2 dos novos projetos já lançados.

O Minuto Turismo, informe semanal criado em março, leva informações sobre o turismo feito no Maranhão e tem sido citado como case de sucesso nacional. O Prêmio do Turismo do Maranhão teve sua primeira edição realizada esse ano e contou com 18 finalistas nas categorias de artesanato, meios de hospedagem, bares e restaurantes, guias de turismo, agências de viagem e municípios.


Novos roteiros, novas qualificações e campanhas promocionais estão em produção. Destaque para o roteiro turístico da Madre Deus, App Maranhão Terra de Encantos e o tour da terceira idade que serão apresentados no próximo ano.

No começo de janeiro acontecerá o seminário interno de prestação de contas e planejamento das áreas que compõem a secretaria para que haja alinhamento entre todos os colaboradores da pasta.