quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Descuido com a eletricidade pode causar consequências graves 


Casos de morte por choque elétrico que aconteceram recentemente no Maranhão e Piauí trazem um alerta para os cuidados com a eletricidade. De acordo com o último anuário estatístico da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), lançado em 2019, o Nordeste é a região com maior número de registros de mortes por choques elétricos.

Ainda de acordo com o anuário, os ambientes residenciais são os locais onde mais acontecem esse tipo de acidente. Muitas vezes, um simples descuido com a eletricidade pode causar consequências graves. Dependendo do tempo de exposição da vítima em contato com o equipamento energizado, o resultado pode ser fatal. “O uso correto dos equipamentos domésticos é fundamental para evitar acidentes nos lares dos nossos clientes. Até mesmo em ambientes de trabalho, o cuidado deve ser o mesmo”, ressalta Rogério Farias, técnico de Segurança da Equatorial Maranhão.

A corrente elétrica quando passa pelo corpo humano pode causar formigamento, dores, espasmos, contrações musculares e queimaduras. Em consequências mais graves, pode atingir órgãos vitais como coração ou pulmão, causando assim paradas cardíacas ou respiratórias, o que pode levar a pessoa a óbito. Por isso, algumas orientações são importantes para evitar acidentes desse tipo:


- Não sobrecarregar tomadas com benjamins, também conhecidos como “T's” e extensões de qualquer tipo;

- Não usar fios desencapados ou mal conservados em eletrodomésticos;

- Evitar instalar tomadas próximo de locais onde há presença de água;

- Quando viajar, desligar todos os aparelhos das tomadas ou até mesmo a rede elétrica, pois além de economizar energia, garante a segurança do lar;

- E adquirir aparelhos com certificação do Inmetro e do Procel.

Para Rogério, uma das formas mais importantes de evitar problemas com a eletricidade ainda é a prevenção. “Quando o disjuntor desarmar com frequência chame imediatamente um eletricista de sua confiança para fazer a manutenção da rede elétrica do seu imóvel”, destaca o técnico de Segurança. De acordo com o profissional, pelo menos a cada cinco anos é necessário fazer a manutenção de todo circuito elétrico da residência.

A Equatorial Maranhão destaca alguns sinais que podem alertar para futuras ocorrências. Quando perceberem cheiro de queimado nos aparelhos; tomadas com manchas pretas; lâmpadas que queimam rápido; interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente ou o disjuntor desarmando constantemente é importante acionar um profissional qualificado para realizar manutenção da rede elétrica. Eletricidade pode matar e prevenir é sempre a melhor atitude.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão