terça-feira, 12 de maio de 2020

Covid-19: Metade das pessoas testadas no Maranhão tiveram resultado positivo 


Um dado chama muita atenção sobre o novo coronavírus no Maranhão. Foram feitos até ontem 17.035 testes. Destes, 8.526 testaram positivo e 8.558 foram descartados. Ou seja, 50% (com diferença apenas em décimos) dos testes deram positivo.
Embora seja uma taxa extremamente alta, é preciso levar alguns pontos em consideração antes de levar este espaço amostral para deduzir que metade da população pode estar contaminada pelo novo coronavírus.
No início da pandemia, era mais fácil fazer o teste. Com dois centros de testagem, qualquer pessoa que sentia o mínimo sintoma podia fazer o teste tranquilamente. Com o avanço da doença em progressão geométrica foi ficando mais difícil e rigorosa a testagem. Assim, os testes passaram a ser feitos somente em pessoas que têm sintomas de grau médio a grave e muito característico para não “queimar” teste. Ou seja, quando o exame é feito hoje em dia, a probabilidade de dar positivo é muito maior pela triagem do paciente que vai passar pelo teste.
Outro dado que é muito difícil de aferir é que podem estar incluídos neste número os “retestes”. Ou seja, pessoas que deram positivo, passaram pelo tratamento ou ficaram em isolamento e foram testadas novamente para aferir a recuperação.
De qualquer forma, é muito assustador que no universo dos testes realizados no estado, metade deles foi positivo.
Mas o negacionismo à doença e a sua potencialidade de transmissão avassaladora ainda é um problema para a contenção no Brasil e no Maranhão.