sábado, 16 de maio de 2020

Neste sábado é comemorado o Dia do Gari


Professor Arnaldo Rodrigues com a gari Daniele Barbosa 
* Arnaldo Rodrigues 


O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear esses verdadeiros heróis anônimos que são responsáveis em manter as ruas, avenidas e praças limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876.

Diferentemente dos outros profissionais, como professor, médico, enfermeiro e policial, onde recebem homenagens, em comemoração ao dia dedicado à sua profissão, a profissão de gari é invisível, aos olhos da sociedade, pois são eles que fazem a  limpeza  e coleta da sujeira produzida  pelos seres humanos, pois a limpeza feita por estes trabalhadores nos proporcionam a sensação de bem estar.

Por exercerem  uma atividade insalubre, esses profissionais em um período de pandemia avassaladora também estão expostos e sujeitos a se contaminarem, pois trabalham na maioria das vezes sem proteção devida, sem EPIs necessário para sua proteção, além receberem baixo salário.

Na cadeia produtiva exercem um trabalho de suma importância, para sociedade. A paralisação de   suas atividades gera um verdadeiro caos. É preciso que autoridades  e a sociedade reconheçam  e dê mais valor a este profissional, pois todo trabalho é digno.

Parabéns aos profissionais, em especial os caxienses, que com sol ou chuva, trabalham arduamente para que nossa cidade fique ainda mais bonita e limpa! "Feliz Dia do Gari!".

*Arnaldo Rodrigues, é professor de formação em licenciatura em Geografia, pelo CESC-UEMA Especialista  em Educação Ambiental, pelo IESF., membro da Comissão de Criação da UEMALESTE e filiado ao Partido Socialismo e Liberdade - Psol.