sábado, 9 de janeiro de 2021

Defensoria Publica da União entra com ação pelo adiamento do Enem 


A Defensoria Pública da União entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo para pedir, em tutela de urgência, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 17 e 24 de janeiro, em função do avanço da pandemia no Brasil. Mais de 5,7 milhões de candidatos são esperados para as provas.

O documento é encaminhado ao Juíz da 12ª Vara Cível da Subseção Judiciária de São Paulo e também cita as desigualdades educacionais ampliadas pelo regime de aulas remotas durante o ano de 2020.

Segundo a ação, “não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento, durante o novo pico de casos da covid-19”.

Segundo alguns especialistas em Saúde, a realização da prova, no momento atual da pandemia, pode colocar em risco a vida de candidatos e suas famílias e contribuir para o aumento do número de casos da covid-19 no País.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Enem, vem afirmando que a data está mantida e que há condições seguras de realização do exame.