segunda-feira, 2 de maio de 2022

Meteorologia alerta para chuvas acima da média em maio, junho e julho no Maranhão 

O Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Nugeo-UEMA) divulgou uma análise com a previsão do tempo para os meses de maio, junho e julho, no Maranhão.

Segundo os meteorologistas, as chuvas devem diminuir bastante especialmente nas regiões central e sul do estado com exceção para Bacabal e Imperatriz, que devem ter chuvas dentro da normalidade para o período.

Já a região da Baixada e o norte do Maranhão, incluindo a Ilha de São Luís, devem ter chuvas que variam entre o volume normal e acima da média, pois boa parte das condições favoráveis às chuvas permanece, como tem sido em janeiro, fevereiro e março.

As cidades onde deve haver mais chuva serão São Luís, Turiaçu e Zé Doca.

Ainda assim, os especialistas apontam que a tendência é que os próximos meses comecem a apresentar cada vez mais dias sem chuva, pois é uma característica da transição do período chuvoso para o seco.

Segundo o Nugeo, a previsão climática é um prognóstico de consenso elaborado pelos principais centros de meteorologia do país em conjunto com os centros estaduais de meteorologia.