quinta-feira, 7 de julho de 2022

Coordenação de Fábio Gentil reforça a posição de Carlos Brandão na importante Região dos Cocais 

Fábio Gentil assume papel importante na campanha de Carlos
Brandão como coordenador na Região dos Cocais 

Repórter Tempo

A pré-candidatura do governador Carlos Brandão (PSB) à reeleição ganhou na ultima terça-feira (05) um forte incremento: o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), vai se afastar formalmente do cargo para coordenar a pré-campanha, e logo em seguida a campanha, do chefe do Executivo estadual na Região dos Cocais, que reúne 17 municípios, entre eles Caxias e Timon, que além das suas fortes expressões políticas, estão entre os dez maiores colégios eleitorais do Maranhão. Com o movimento, o prefeito Fábio Gentil assume papel importante no projeto de reeleição do governador Carlos Brandão, passando a integrar efetivamente o seu staf de assessoramento direto do pré-candidato do PSB, que lidera a corrida às urnas, segundo a última pesquisa Econométrica. O prefeito de Caxias apoia também a pré-candidatura do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado.

Localizada no Nordeste maranhense, o que a torna politicamente muito importante, a chamada Região dos Cocais é formada por Caxias, Timon, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, Fortuna, Lagoa do Mato, Matões, Parnarama, Peritoró, São João do Sóter, Senador Alexandre Costa e Timbiras. Nela vivem cerca de 600 mil eleitores, cuja maioria está concentrada em Timon, com quase 100 mil, e Caxias, que abriga mais de 90 mil, Codó, cujo eleitorado é de 65,5 mil, e Coroatá, com 34,1 mil votantes. Vale destacar também o peso de Coelho Neto, cujo prefeito, Bruno Silva (PP), declarou recentemente seu apoio ao governador Carlos Brandão

Sua tarefa se torna menos desafiadora a partir do fato de que em Caxias, a sua base de ação, as principais forças políticas – o grupo que ele lidera, e o grupo Coutinho, hoje liderado pela deputada Cleide Coutinho (PSB). Além de grande parte dos grupos de esquerda – estão alinhados ao projeto de reeleição do governador Carlos Brandão. Timon, bem ao lado, faz o contraponto, com grande parte das forças políticas liderada pelo grupo Leitoa, alinhado ao projeto de candidatura do senador Weverton Rocha (PDT), enquanto outras forças hoje se dividem entre os grupos liderados pela deputada Socorro Waquim (PP), entre outros, como é o caso da liderança emergente do coronel Schneider. Em Codó, Carlos Brandão conta com vários grupos e em Coroatá tem o apoio declarado do prefeito Luiz Filho (PT).

O prefeito Fábio Gentil se fez político naquele contexto, o que o torna conhecedor profundo da realidade política de cada um dos municípios da região, o que lhe permite atuar como coordenador de uma campanha como a do governador Carlos Brandão. O credenciamento para a tarefa inclui o fato de ser o prefeito de Caxias aliado de primeira hora do governador, que teve papel importante na sua eleição, em 2016, e na reeleição, em 2020. Ainda como vice-governador, Carlos Brandão foi o seu principal aliado na disputa pelo comando da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), hoje controlada pelo prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), coordenador linha de frente da pré-campanha do senador Weverton Rocha, que joga duro para ter a preferência do eleitorado da região.

Além da sólida experiência política e eleitoral, Fábio Gentil entra nessa empreitada como um dos políticos mais atuantes e bem avaliados do Maranhão na atualidade, estatura que consolidou com quase 80% dos votos. Sua experiência de vários mandatos de vereador e de dois mandatos de prefeito lhe dão autoridade política para articular e coordenar a pré-campanha e a campanha propriamente dita do governador Carlos Brandão e a do ex-governador Flávio Dino para o Senado. Por esses dados que o envolvem, Fábio Gentil foi a escolha acertada para a tarefa.

Em Tempo: com o afastamento do prefeito Fábio Gentil, assumirá o comando da Prefeitura o presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Teódulo Aragão (PP), uma vez que a Princesa do Sertão não tem vice-prefeito, já que Paulo Marinho Jr. (PL) renunciou.