sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O fim silencioso da Escola Deborah Pereira 


*Por: Arnaldo Rodrigues 

Numa tentativa de salvar à educação no Brasil, muitos governantes têm recorrido as polícias militares estaduais e aos grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar. Em Caxias a gestão do prefeito Fábio Gentil, sem levar em consideração a importância histórica da escola Deborah Pereira, em novembro de 2018, firmou parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado para implantação do Colégio Militar do 2 de Julho.

Não sou nenhum especialista em educação, e nem quero questionar, o ótimo trabalho das escolas militares, mas sou ciente que à Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. em seus artigos não trata sobre a questão do ensino militar, pois existe uma Lei específica que regulamenta as escolas militares no Brasil.

O interesse de boa parte da população pelas escolas militares não se deve à disciplina por elas prometida, e sim ao desejo por uma educação de qualidade para todos os estudantes. É preciso que os governantes voltem valorizar e acreditar na educação tradicional e nos educadores.
Foto de arquivo da fachada da U.I.M Deborah Pereira na administração do
ex-prefeito Humberto Coutinho  
Como cidadão caxiense e geógrafo, sou aguçado pelas mudanças e transformações, ocorridas no espaço de nossa cidade, tenho observado que aos poucos a escola Deborah Pereira, vai perdendo sua identidade, junto à comunidade do bairro Volta Redonda e adjacentes. Prova disso é que o edital  lançado no inicio do ano de 2019 pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão para seleção de novos alunos, 30% do total das vagas existentes serão destinadas para dependentes legais de Bombeiros Militares do Estado do Maranhão e funcionários civis do CMCB, os 70% restantes das vagas ficam destinadas à comunidade.
Em conversa com alguns moradores do bairro Volta Redonda, eles acham importante a instalação do Colégio Militar no bairro, mas discordam plenamente da forma do processo seletivo que prioriza dependentes de militares. Um outro ponto citado pelos é a possível mudança no nome da escola. Se perguntarmos aos pais e alunos, os mesmo irão dizer que seus filhos estudam no Colégio Militar 2 de Julho, e não Deborah Pereira.

Essa possível mudança de nomenclatura da escola está estampada no fardamento dos alunos, só aparece como Colégio Militar. Segundo um dos fundadores e presidente da Associação de Moradores do Bairro Volta Redonda, José Antônio de Carvalho, “O Marinheiro”. "Acho um verdadeiro desrespeito com à comunidade da Volta Redonda, por parte da prefeitura em não ouvir à associação de moradores sobre a instalação do colégio Militar. Tenho todos os documentos, da fundação da escola Deborah Pereira e demais prédios públicos instalados no  bairro. Nos governos passados nós éramos ouvidos, sobre os assuntos direcionados à nossa comunidade". disse. Seu Marinheiro possui nos arquivos da associação uma vasta documentação, onde conta, como surgiu o bairro. Desde a sua ocupação no ano de 1976, as aberturas de ruas, até a construção da primeira escola que foi a escola Antonio Edson Rodrigues.
Reprodução da ata de fundação da U.I.M. Deborah Pereira 
A Unidade Integrada Municipal Deborah Pereira, foi fundada em 3 de setembro de 1980, na administração do ex-prefeito Numa Pereira Bayma Pompílio. O nome da escola foi uma homenagem prestada por ele à sua mãe, a saudosa professora Deborah Pereira, porém seu funcionamento só aconteceu em 1984, na administração do ex-prefeito José castro.
No tocante é preciso chamar à atenção das autoridades e entidades, como: Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, e o próprio setor de Patrimônio Histórico do município de Caxias, se engaje para evitar o que aconteceu com a escola Monsenhor Clóvis Vidigal, na COHAB, que teve seu nome abafado por conta da criação do Colégio Militar Tiradentes IV. 
Tem muitos ex-alunos, que estudaram, Unidade Integrada Municipal “Deborah Pereira”, que são médicos, professores, advogados, oficial da PM e delegado de polícia. "Será se eles iriam dizer que estudaram no antigo Deborah Pereira"?
Não é novidade pra ninguém que o setor educacional de Caxias  na administração do prefeito Fábio Gentil tá deixando muito a desejar e precisa melhorar a qualidade do seu ensino. É preciso que a SEMECT, reveja a situação os potenciais dos alunos do bairro Volta Redonda, que pretendem estudar na escola Deborah Pereira, pois o papel da escola é fazer a inclusão e não selecionar, ou teremos que lembrar trecho da música “cidadão”,  de  Zé Ramalho, onde diz:
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar.
* Arnaldo Rodrigues, é professor de formação em licenciatura em Geografia, pelo CESC-UEMA Pós-graduando em Educação Ambiental, pelo IESF., membro da Comissão de Criação da UEMALESTE e filiado ao Partido Socialismo e Liberdade - Psol.