domingo, 17 de junho de 2018

Agricultores de Caxias recebem apoio e incentivo do Governo do Estado 

Junior Martins (diretor regional Agerp/Caxias) e Clóvis (engenheiro agrônomo)
vislumbrando a  plantação de feijão no 3º Distrito de Caxias 
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão do Governo do Estado do Maranhão responsável pela implementação de política agrícola, tanto em orientação por meio de profissionais quanto em apoio com equipamentos para a preparação do solo favorável ao homem do campo, tem promovido ações para o melhoramento da produção agrícola na região leste do estado.

O diretor regional da Agerp/Caxias, Junior Martins, esteve recentemente em visita aos produtores rurais no povoado Condável (3° Distrito de Caxias), além de sementes o produtor rural conhecido como Sansão, recebeu o serviço com a máquina de arar (instrumento que serve para lavrar a terra), viabilizando um melhor desempenho das raízes das plantas.


O diretor ressaltou a importância do governador Flávio Dino em proporcionar métodos práticos que favorecem o trabalhador rural. "Temos um incentivo que está sendo resgatado depois do desmonte das "Emater's" no Maranhão. E esse incentivo vem resgatando e aumentando a produção tanto do alimento que se come da mesa do agricultor quanto para o seu próprio sustento. Porque o que sobra ou o que excede ele vende. É uma fonte que aumenta a renda dessas pessoas, que tanto precisam". Declarou o diretor da Agerp, Júnior Martins.

Segundo Martins, o trabalho da Agerp aproxima o homem do campo do Governo do Estado. Afirma ainda que aos agricultores é perceptível a assistência do gestor estadual em sentido pleno, “pois estamos vindo pessoalmente fazer a vistoria deste serviço como também uma visita. É o diretor da Agerp e o Governo do Estado, presente na casa, no povoado e no distrito daquele agricultor  e eles se sentem felizes; pois muitas vezes eles só conhecem a gente por meio do rádio ou da televisão, e aqui nós estamos vendo pessoalmente tanto o sacrifício como o sofrimento além das às conquistas que nós estamos trazendo para eles”, ponderou. 

Junior Martins cumprimenta uma agricultora familiar na zona rural de Caxoas 
O engenheiro agrônomo Francisco Clóvis Cunha (40), disse que é importante o serviço de preparo da terra para o plantio. “Nós damos todo o acompanhamento técnico para poder através deste conhecimento técnico e científico o agricultor possa produzir mais e desempenhar cada vez mais a agricultura que ele já vinha desenvolvendo”, argumentou o agrônomo.

Texto e fotos: Ribamar Rodrigues