terça-feira, 12 de novembro de 2019

Vereador Edílson Martins propõe que doadores de médula óssea fiquem isentos de taxa de concurso publico 


O vereador Edílson Martins (PSDB) apresentou na sessão desta segunda-feira (11) uma indicação legislativa que isenta doadores de medula óssea do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos municipais em Caxias. Para ter direito ao benefício, as pessoas precisariam estar cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Os principais beneficiados com o transplante de medula óssea são pacientes com leucemias, anemias graves e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Conforme informação do Redome, o número de doadores no país está evoluindo devido a campanhas de sensibilização da população, mas ainda é necessário avançar, pois a dificuldade para encontrar doadores compatíveis é grande.

No pequeno expediente da sessão plenária, o parlamentar reforçou a proposta. "Tem a finalidade de incentivar os participantes de concursos públicos, que são muitos no nosso município, e tivemos um há pouco tempo, para que eles tenham condições de serem doadores voluntários, se habilitarem para tal e valorizar aqueles que dispõem a ajudar o próximo em um gesto nobre como este de salvar vidas. Nada mais justo que nossos pares se unam em prol dessa indicação", afirmou Edílson Martins.

Vereador Magno Magalhães (PSD) parabenizou o autor da indicação. O parlamentar, como integrante de um grupo de doadores de sangue, sugeriu uma emenda para que a proposta venha a contemplar também os doadores de sangue.

Ascom/CMC