quarta-feira, 14 de julho de 2021

Aldeias Altas: Caravana itinerante do Governo Trabalhando para Todos disponibiliza serviços essenciais à comunidades rurais   

A Prefeitura Municipal de Aldeias Altas, em ação conjunta com as Secretarias Municipais da Assistência Social, Saúde, Educação, Mulher e apoio também do Conselho Tutelar (CT), realizou no último dia 09, o Projeto Assistência Social no Campo, que contemplou o Povoado Jatobá e que foi elaborado pela Secretaria de Assistência Social. Com a presença de autoridades locais como o vice-prefeito Márcio Gaido, a presidente da Câmara vereadora Fernanda Bacelar e os vereadores Jeová Lucas e Jailson Paiva.


Durante todo o dia foram ofertados serviços como: Atualizações do Cadastro Único para a manutenção do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Emergencial, referencialmente de famílias nos CRAS e esclarecimentos sobre o Programa Vale Gás, atendimento sociojurídico com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atividades lúdicas com crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), palestras sobre campanhas socioeducativas, além de entregas de cestas básicas e visitas domiciliares aos beneficiários que se encontravam impossibilitados de comparecer ao evento para realizar suas atualizações cadastrais.


A população também pôde contar com atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde, serviços como realização de consultas, primeiro atendimento de enfermagem, entrega de medicações, testes rápidos para Hepatites Virais, HIV e Sífilis, doses de vacina contra a Covid - 19 e contra a Influenza H1N1, além de orientações sobre a saúde feminina. Para tratar sobre assuntos de interesse das mulheres e da mesma forma para os homens, a Secretaria Municipal da Mulher abordou temas sobre a violência doméstica e familiar, tendo como base a
 Lei n° 11.340/2006, Lei Maria da Penha. Todos os atendimentos foram realizados respeitando as normas de segurança impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse é o grande propósito do prefeito Kedson Lima, que pontuou: “A zona rural de nosso município sempre foi muito penalizada, desde a falta de estradas vicinais bem cuidadas, pontes quebradas e falta delas, dentre outras questões que comprometiam a qualidade de vida de nosso povo que reside na zona rural. Sempre tive a consciência que é exatamente o homem do campo que trabalha duro dia a dia, que faz chegar em nossas mesas toda a produção agrícola, são eles os responsáveis por alimentar a nação e a eles nós devemos muito. Portanto, não posso e nem devo negar a eles a dignidade de poderem viver em boas condições com seus familiares, onde os mesmos escolheram para viver. Sei que ainda resta muito a fazer, mas no que depender de mim, tenham certeza que lutarei pela igualdade de todos e onde vocês estiverem, lá estará a Gestão que Trabalha para Todos.”