quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Blitz Educativa é realizada em frente a sede do 2º BPM em Caxias e faz alusão à Semana Nacional do Transito 

Dando continuidade à Semana Nacional do Trânsito em Caxias (MA), uma Blitz Educativa foi realizada em frente ao Quartel da Polícia Militar com os órgãos que integram o Sistema Nacional do Trânsito em Caxias (MA): Ciretran, Polícia Militar, Secretaria Municipal Adjunta de Transportes, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Guarda Municipal.

“É muito importante que a população fique atenta no trânsito, pois estão acontecendo muitos acidentes devido à falta de atenção”, disse Delmar, motociclista.

“Desde o dia 18 de setembro estamos com essa campanha. A gente vem fazendo a conscientização do pedestre e do motorista, para que todos obedeçam e respeitem as regras de trânsito. Você respeitando as leis de trânsito, você ajuda todas as instituições, inclusive os hospitais”, destaca Aspirante Sá, da Polícia Militar.

“Hoje pela manhã estivemos na Pantheon e agora estamos aqui fazendo um trabalho de conscientização. As pessoas precisam conhecer os seus direitos e deveres no trânsito”, disse Antônio de Pádua, servidor da Secretaria Adjunta de Transportes

Foi entregue aos condutores de motocicletas e carros um material educativo, a fim de elevar ainda mais a conscientização das pessoas que fazem uso do trânsito. As orientações repassadas são as seguintes: que o condutor faça o uso do cinto do segurança quando estiver conduzindo algum veículo; não dirigir após consumir bebida alcoólica, cansado ou com sono; as crianças com até 7 anos e meio devem usar equipamento de proteção adequado conforme a idade; não fazer uso de dispositivos móveis (celulares, tablets, dentre outros) enquanto estiver conduzindo veículo; respeitar os limites de velocidade; ter cuidado nas ultrapassagens; não jogar lixo nas vias, dentre outras condutas para um trânsito melhor.

“A responsabilidade e segurança no trânsito é importante todos os dias, para que possamos educar o nosso povo a respeitar as regras de trânsito e com isso reduzir os índices de mortalidade e traumas. Hoje, de todos os nossos atendimentos, 30% a 40% são acidentes”, frisa Rita Paz, coordenadora do SAMU.

“Nós estamos fazendo esse trabalho de conscientização aos condutores que utilizam as vias públicas, pretendemos intensificar ainda mais essas ações. Nesse sábado (25), terá um passeio ciclístico. O trabalho está quase encerrando, mas esse é um trabalho continuado”, destaca William Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

A Semana Nacional do Trânsito segue até 25 de setembro. Este ano o tema abordado é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Nesta quinta-feira (23), a partir das 17h no Mirante da Balaiada, haverá uma simulação de atendimento em mais um trabalho conjunto dos órgãos. No encerramento haverá um grande passeio ciclístico com percurso de 7 km, com a saída do Mirante da Balaiada, a partir das 16h30. O passeio ciclístico que acontece no dia 25 de setembro, contará com o apoio do Caxias Bike Adventure (CBA).

Vale destacar que os primeiros 150 inscritos que doarem 2kg de alimentos não perecíveis, receberão uma linda camisa do evento. O link para a inscrição é: https://app.sprinta.com.br/event/1173561392e1739f22.

“Os trabalhos estão sendo internos e externos. Estamos vendo muitas irregularidades, ao mesmo tempo buscamos conscientizar cada vez mais a população. O encerramento será com um passeio ciclístico. Convidamos toda a população para participar”, afirma Shelida Ferreira, chefe da Ciretran Caxias (MA).