quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Projeto de Lei que regulamenta Plantão Social é aprovado na Câmara Municipal 

Durante a sessão dessa quarta-feira (1°), na Câmara Municipal de Caxias, o Projeto de Lei da autoria do Poder Executivo, que institui e regulamenta o Programa Plantão Social em Caxias (MA), foi aprovado por unanimidade dos vereadores do legislativo municipal.

“Nós conversamos com os representantes da Secretaria Municipal de Educação, chamando atenção quantos às leis federais e estaduais. O Projeto voltou para a Secretaria, foi feita a devida correção, agora eu coloco aos meus pares e indico a aprovação do Projeto sem ressalvas”, frisa Profº Chiquinho, vereador.

O Plantão Social, é um Programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), da Prefeitura Municipal de Caxias e presta um  serviço de assistência social dentro das unidades de ensino da Rede Pública Municipal.

“Era um Projeto e estávamos lutando para que se tornasse um Programa. Hoje o Plantão Social, atende o Fundamental I e II, em 50 escolas, sendo algumas na zona urbana e outras na zona rural. Nosso objetivo é alcançar todas as escolas da zona rural”, lembra Valéria Almeida, coordenadora do Plantão Social da SEMECT.

Criado em 2018, o Plantão Social trabalha as  questões sociais dentro das escolas, a exemplo de evitar evasão escolar, cuidados com a higiene, nutrição, além dos aspectos emocionais que estejam prejudicando o andamento das atividades dos alunos e profissionais da educação. Desde que foi implantado em Caxias, as ações têm ajudado o processo educacional nas unidades de ensino, pois os profissionais contribuem com os estudantes, professores, gestores e também com os pais dos alunos, solucionando questões que atrapalham o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Ascom/PMC