segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Bolsonaro 'causa' na Itália com atos pró e contra seu nome

A cidade italiana Anguilara Vêneta foi palco de manifestações contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta segunda (1º). Há uma semana o município vive a polêmica provocada pela concessão do Título de Cidadão Honorário ao líder brasileiro, ideia da prefeita Alessandra Buoso, ligada ao partido de ultradireita Liga Norte.

A honraria foi aprovada a toque de caixa pela prefeita, que justificou-se afirmando que “era uma homenagem aos italianos que haviam partido para o Brasil, uma homenagem às origens vênetas”, uma vez que foi em Anguillara Vêneta, uma cidade de 4.000 habitantes, onde o bisavô de Bolsonaro nasceu.

Para os grupos contrários, “o presidente [Bolsonaro] representa o modelo capitalista, predatório, destrutivo e colonialista contra qual lutamos”. Já os simpatizantes, poucos, se comparados aos do contra, veem Bolsonaro como um mito. O presidente brasileiro recebeu o título em solenidade na Villa Arca del Santo, ao som do hino local, entre aplausos e descontentamentos.