domingo, 15 de dezembro de 2013

Hoje é domingo.

" Hoje é domingo vamos banhar na piscina do Ponte?" Era desta forma que eu e boa  parte das pessoas da minha geração da década de 70 amanhecia o dia de domingo, indagando o pai ou a mãe sobre a possibilidade de tomar um banho nas águas da piscina publica do bairro Ponte.

Localizada no riacho do Ponte que no passado era à área de lazer das famílias caxienses, a piscina publica há anos esta abandonada pelo poder publico e tem sido alvo de muitas criticas dos moradores, não somente dos que residem no bairro, mas de toda a população em geral. 

O local não passa por reformas, aliás ninguém sabe dizer quando um funcionário da Secretaria de Limpeza Publica foi visto fazendo uma capina ou limpando os arredores da piscina. A água do balneário publico representa hoje um sério risco para a saúde de quem se aventura a mergulhar em suas águas poluídas. 

O morador Francisco Ferreira dos Santos, de 43 anos, conta que a piscina passou por uma reforma na administração do ex-prefeito Hélio Queiroz em 1999, mas nas administrações seguintes ficou abandonada. " Fizeram a reforma, mas não continuaram fazendo a manutenção. Hoje é perigoso para a saúde de qualquer pessoa que tomar banho na piscina do Ponte. O que era uma área de lazer, hoje virou uma dor de cabeça." conta com uma ponta de tristeza no olhar.

Na minha opinião o balneário esta abandonado porquê os administradores, incluindo prefeito e secretário de Limpeza Publica são pessoas descompromissadas com Caxias. Não tiveram o prazer de viver a época dourada da nossa cidade, como eu vivi e muitos caxienses viveram. É triste passar pela piscina do Ponte, como um dia de domingo,hoje, e vê-la abandonada e sem vida.