segunda-feira, 8 de junho de 2020

Nova previsão para aulas é 1° de julho; governador avisa“é uma previsão e autorização”


O governador Flávio Dino anunciou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (8) que a nova previsão para autorizar a retomada de aulas presenciais é dia 1º de julho. Como são muitos questionamentos sobre esta retomada, o governador fez alguns esclarecimentos sobre o tema.
O primeiro foi que a data não é uma determinação, mas uma autorização, e cada rede é responsável por abrir ou não. “Houve aqui, acolá, um equívoco na interpretação da última coletiva de que a autorização seria uma determinação. A nível estadual, só controlamos a UEMA e UEMASul. Não sou eu quem defino o calendário escolar das redes municipais, privadas e federal”.
O governador também enfatizou que é preciso enxergar e planejar uma forma de retomada. Ele afirma que não poderá haver uma eliminação do calendário escolar de 2020. “Assim, deixo claro que não significa que as aulas voltam no dia 1º. É uma previsão e uma autorização. Temos compromisso com a saúde e com a educação. Precisamos que haja um horizonte de retomada. Não podemos eliminar o ano letivo de 2020. É um ano muito difícil, atípico, mas não pode significar a eliminação do ano letivo”, afirmou.