terça-feira, 7 de julho de 2020

Saúde de Caxias ganhará suporte de 20 leitos de UTI esta semana nos hospitais Centro Médico e Complexo Hospitalar Gentil Filho 


A Prefeitura de Caxias vai disponibilizar mais 20 leitos de UTI a partir desta semana. Os esforços da administração municipal estão sendo realizados no sentido de dotar a rede municipal de saúde das condições necessárias para o enfrentamento da covid-19, que tem afetado os caxienses.

Os profissionais do Centro Médico, hospital de campanha alugado pela prefeitura, e do Complexo Municipal de Saúde Gentil Filho já estão nos detalhes finais de organização para a abertura dos atendimentos, sendo dez leitos de UTI em cada unidade de saúde, que darão grande suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias, que hoje é o Centro de Referência para a covid-19 no município. O Complexo Municipal de Saúde já conta com a tomografia computadorizada, serviço inédito antes inexistente na rede de saúde municipal, que também será utilizado no enfrentamento à covid-19.

“Acredito que esta semana nós já estejamos abrindo leitos. Acredito que com isso vamos dar maior assistência para os caxienses e pacientes de cidades vizinhas. A entrada de pacientes nas UTIs será por meio de regulação”, afirma Lívia Sena, diretora do Complexo Municipal de Saúde.

A Comissão Especial da Câmara Municipal esteve visitando as instalações das duas unidades de saúde e conferiu de perto os trabalhos que estão sendo realizados para bem assistir aos caxienses nesse último fim de semana.

“Estamos trabalhando todos os dias para oferecer o melhor atendimento. Nós vamos começar a disponibilizar as UTIs, já temos os profissionais e os equipamentos. Os leitos serão liberados por regulação. A gente avalia a necessidade do paciente e automaticamente a gente libera o leito”, frisa Pierre Costa, responsável pelas UTIs.

“Recebemos a visita da Comissão de Saúde. Eles visitaram o Complexo Hospitalar Gentil Filho e o Centro Médico, e nesta semana vamos estar com o pleno funcionamento com os 20 leitos exclusivos para covid-19, sendo dez leitos no Complexo Municipal de Saúde e dez leitos no Centro Médico”, frisou Mônica Gomes, secretária adjunta de Saúde de Caxias.