sábado, 1 de agosto de 2020

Caxias comemora 197 anos de Adesão a Independência do Brasil 

Por: Arnaldo Rodrigues

Neste 1º de agosto, minha amada Caxias do Maranhão, comemora seus 197 anos de adesão à Independência do Brasil,  terra onde nasci, cresci, e vivo até hoje. Uma linda cidade, de um passado áureo, terra de grandes poetas e escritores. banhada por águas refrescantes e palco de grandes acontecimentos.

Oh minha Caxias, o quê temos para comemorar nos seus 197 anos de adesão à Independência brasileira?

O fato é que 1º de agosto não se comemora, como muitos comemoram, o aniversário da cidade, e sim o marco da Adesão de Caxias à independência do Brasil, que aconteceu em 1º de agosto de 1823. A data em que Caxias passou oficialmente de vila à cidade é 05 de julho de 1836.

Os caxienses não têm muito o que comemorar, ainda mais, em um ano de eleições, acompanhado de uma pandemia, que vêm assolando o mundo inteiro. Nossa cidade, hoje carece hoje uma renovação política, para que possa buscar e alcançar novos caminhos e de fato se desenvolver. É chegado à hora dos cidadãos caxienses começar refletir sobre o futuro de nossos pais, filhos e netos.

Por uma Caxias nova, de oportunidades para seus munícipes, onde possamos ter uma saúde, educação, infraestrutura, esporte e lazer de qualidade, bem como a geração de emprego e renda. À renovação política está nas mãos do povo.

Parabéns! Caxias pelos seus 197 anos de Adesão à Independência brasileira, que o futuro de paz e glória no passado nos guie rumo ao progresso.

*Arnaldo Rodrigues, é professor de formação em licenciatura em Geografia, pelo CESC-UEMA Especialista  em Educação Ambiental, pelo IESF., membro da Comissão de Criação da UEMALESTE e Pré-candidato a prefeito de Caxias, pelo Partido Socialismo e Liberdade - Psol.