sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Prefeito Fábio Gentil, vice Paulo Marinho Jr. e vereador Teodulo firmam compromisso pelo progresso de Caxias


Na sessão solene especial que empossou no final da noite dessa quinta-feira (31), na Câmara Municipal de Caxias (CMC), o prefeito e o vice-prefeito reeleitos de Caxias, respectivamente, Fábio Gentil (Republicanos) e Paulo Marinho Júnior (PL), mais o novo presidente da Câmara Municipal, vereador Teódulo Aragão (PP), apenas o trio usou da palavra durante a solenidade que ocorreu em clima de contingenciamento de público, respeitando os protocolos de saúde exigidos por causa da pandemia do novo coronavírus.

Primeiro a assomar a tribuna, o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior começou o seu discurso enfatizando que em política o necessário é olhar para frente, e não para o passado, observando que pela votação recebida juntamente com o prefeito Fábio Gentil, aumentou ainda mais a responsabilidade da condução do município pelos próximos quatro anos.

O vice-prefeito agradeceu o trabalho dos vereadores que atuaram na legislatura passada, mas ressaltou que de 2021 em diante, até 2024, o apoio do renovado Legislativo caxiense será fundamental para Caxias, enfatizando que os desafios à cidade já irão começar a partir de agora, no momento em que o país enfrenta muito desemprego, a estrutura escolar vem sendo planejada a voltar à sua normalidade e ainda crescem os casos positivos da Covid-19 em todo território nacional. Paulo Marinho Júnior assinalou que está pronto para continuar a contribuir com o melhor para a cidade e espera que a população ajude seus governantes no que for possível para tudo prosseguir, evoluindo e crescendo.

Usando em seguida da palavra, o prefeito Fábio Gentil reforçou as palavras de seu antecessor, ao enfatizar que a comparação do trabalho que será retomado em 2021 terá como base as realizações do seu primeiro mandato, mas trabalhando muito mais. Observando a presença do secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, na solenidade, o prefeito discorreu sobre a sua vontade de desenvolver o turismo de Caxias, e adiantou que em conversa mantida com o secretário, o município pode esperar ainda para em 2021 o incremento de investimentos que possam ampliar ainda mais a autoestima dos caxienses, tendo como ponto de partida exatamente o fator turismo, "porque", conforme disse, "turismo é geração de emprego e renda, é a valorização da cidade, o aporte de novas indústrias e a porta de entrada de qualquer município".

Fábio Gentil elogiou o apoio que tem recebido dos vereadores, e frisou que embora tenha havido uma boa renovação na casa, considera o quadro como uma situação comum, sobretudo se levado em conta que a eleição passada foi diferenciada e sem as devidas coligações, na qual os partidos saíram de forma isolada, participando de uma eleição diferente e em meio a uma pandemia, mas onde o povo pode escolher seus representantes.

O prefeito salientou que, mesmo pressionado pelas adversidades que enfrentou, inclusive em relação à pandemia, se sente renovado para continuar a lutar pelo aporte de mais investimentos para o município, através do Governo do Estado, do Governo Federal e da ajuda dos parlamentares que apoiam Caxias. Lembrou também a vitória por ter conseguido resgatar o sistema público de saúde caxiense, reabrir o Hospital Geral, oferecendo mais qualidade de serviços à população, e disse que o seu grande desafio agora será redimensionar o serviço de atendimento médico para as crianças caxienses, construindo o maior hospital infantil do interior do Maranhão. Segundo ele, todos os preparativos nesse sentido já estão prontos, tanto em nível de engenharia e de planejamento, e o que resta agora é sair à procura dos recursos necessários para tornar realidade o que foi cuidadosamente pensado.

Fábio Gentil agradeceu o trabalho recente do vice-prefeito quando atuou na Câmara Federal, trazendo recursos muito importantes para o desenvolvimento de serviços na infraestrutura e na área da saúde de Caxias. Depois assinalou que se sente como uma pessoa abençoada, escolhida para levar adiante os destinos do município. Segundo ele, o esforço está valendo, porque hoje Caxias já se tornou em um modelo que serve de referência para todo o Maranhão.

Ao final, antes de desejar que o ano de 2021 seja repleto de momentos felizes e melhores oportunidades para todos os caxienses, anunciou que entrou na luta para trazer o mais rapidamente possível a vacina contra a Covid-19 para o município, a fim de que possa ser erradicada, como frisou, "essa doença que tanto nos amedronta, que tanto nos tira o sono, e que tanto tem trazido sofrimento à população mundial, haja vista que os casos têm aumentado, a doença ainda não parou e o vírus continua existindo. Nosso povo tem que entender que é preciso valorizar todas as medidas protetivas, pois assim estaremos ajudando a manter o município de Caxias no patamar em que ele atualmente está".

Dirigindo-se aos 19 vereadores e vereadoras recém-empossados, pediu a Deus que a força necessária seja dada a todos que batalham pelo progresso de Caxias, à população como um todo, mas especialmente seus parlamentares, que precisam prosseguir em seu trabalho de consubstanciar as ações do Poder executivo Municipal, a fim de que o governo possa implementar todas as políticas públicas sonhadas pelos caxienses, fazendo a cidade que a gente quer".

Fechando o rol de discursos da noite, o novo presidente da CMC, vereador Teódulo Aragão, iniciou suas palavras agradecendo as palavras do vice-prefeito e do prefeito reeleito, Fábio Gentil, a Deus, ressaltando que "todos os caxienses passaram um ano muito difícil, diferente, no qual os caxienses tiveram que reinventar a forma de ver, a forma de agir, por conta de uma doença invisível, que assustou a todos nós, e que afetou, principalmente, o nosso comportamento. Infelizmente, essa doença fez com que, atingisse também a nossa família, levando do nosso meio o eterno pai das mães de Caxias, o saudoso deputado Zé Gentil".

Continuando, afirmou: "Aprendemos que isso não existe pobre, não existe rico, não existe cor, não existe raça. Temos que respeitar a todos, e sempre em todas as situações será Deus em primeiro lugar. E foi assim que permaneci firme, mesmo com tudo o que aconteceu. Permaneci firme em busca de fazer esta jornada, onde hoje eu agradeço aos 3.074 que tivemos, porque Caxias acreditou na gente, e vai continuar acreditando no nosso compromisso, vai continuar acreditando na nossa palavra. Quero aqui parabenizar a todos os vereadores e vereadoras, inclusive ao vice-prefeito e ao prefeito, pelas suas votações, pelas suas eleições, pela expressiva votação que os dois tiveram em Caxias".

E prosseguindo: "Estamos assumindo o compromisso, estamos hoje assumindo uma luta para melhorar cada vez mais nossa cidade, minha gente, para melhorar cada vez mais o legislativo caxiense. Tivemos uma renovação muito grande, e parabenizo a todos os vereadores que estão aqui pela primeira vez, inclusive parabenizar o vereador Lacerda, que está retornando a esta casa. Parabenizar também os vereadores reeleitos, que foram reeleitos porque fizeram um bom trabalho. Parabenizar a Vossa Excelência, vereador Catulé, pelo bom trabalho que tem feito pelo nosso município, pelo bom trabalho que fez a esta casa, e dizer a Vossa Excelência, que estamos aqui para contribuir, ajudar, a fazer um bom trabalho na Câmara Municipal, e vou contar com a ajuda de cada um de vocês".

E mais: "Quero agradecer aos vereadores que estiveram comigo desde o dia 15, que lutamos para estar aqui hoje. Vereadora Ângela, vereador Ricardo, Uayrini, Thiago, Gentil, Durval, Darlan, Torneirinho, Lacerda, Irmã Nelzir, Ramos e vereadora Cynthia; agradecer também ao apoio do meu amigo Mário Assunção, vereador Ximenes e, em especial, por representar esta Casa nos últimos quatro anos, Vossa Excelência, vereador Catulé. Quero desejar a todos um ano melhor do que o ano de 2020, e desejar Feliz Ano Novo, com muita saúde, muita paz, e que a gente possa viver um novo momento em nossas vidas, pois nós vamos vencer essa pandemia, e nós vamos vencer todas essas dificuldades. E antes de encerrar, agradecer, em nome de todas as pessoas que me ajudaram, a duas pessoas, ao ex-vereador Antonio Luís, que muito fez nesta casa, e que muito bem representou aqui; e agradecer a ajuda que o meu primo Talmir sempre me deu. A força que ele sempre me deu, ás vezes brigando, às vezes reclamando, e eu sempre o ouvi, e estamos aui, nós vamos à luta. Obrigado por tudo a todos; obrigado vice-prefeito; obrigado prefeito Fábio Gentil; obrigado por tudo; Feliz Ano Novo a todos".

Ascom/CMC