segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Caxias vai ganhar Policlínica numa parceria da prefeitura com o governo do Estado 


O município de Caxias (MA) vai ganhar uma Policlínica. O anuncio foi feito pelo vice-governador, Carlos Brandão, em visita a cidade no ultimo sábado (12). Na ocasião,  esteve acompanhado do prefeito Fábio Gentil; deputada estadual, Daniella; secretária municipal de Governo, Amanda Gentil; demais secretários e vereadores municipais, além de lideranças comunitárias.


“Conseguimos pavimentação para os povoados Sextavado, Alecrim e Santo Antônio. Conquistamos, por meio do trabalho do vice-governador, Carlos Brandão, uma Policlínica, com serviços de especialidades médicas, para atender Caxias e região”, lembra Daniella, deputada estadual.

“O nosso governo quer interiorizar as ações, valorizando as pessoas. Nós estamos atendendo ao pedido do prefeito Fábio Gentil, da deputada Daniella e da Amanda Gentil, secretária municipal de Governo. Por isso, vamos construir uma Policlínica, pioneira no meu governo. Já anunciamos e vamos dar início ao processo para que essa cidade tenha um grande centro de diagnósticos disponível para o check-up das pessoas”, destaca Carlos Brandão, vice-governador.

“Nós estamos recebendo o vice-governador, Carlos Brandão, mostrando a parceria forte entre o governo estadual e o Município. Nos últimos tempos, temos visto o resultado do trabalho em conjunto. Mais uma parceria está sendo feita, agora na área da saúde e eu tenho certeza que só vai aumentar ainda mais com a estrutura do Estado”, lembra Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Nós recebemos com muita alegria o nosso vice-governador, Carlos Brandão. Essa parceria vai continuar. Para nós é satisfatório, chegamos alegres e saímos mais alegres ainda, pois temos um vice-governador conosco, oferecendo serviços. Esse trabalho em união é de suma importância, para que possamos trabalhar muito mais. Com essa interação entre a Prefeitura, a população e Governo do Estado só quem ganha é cidade”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

As Policlínicas inauguradas pelo Governo do Maranhão geralmente têm serviços com diversas especialidades médicas, como cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, pediatria, endocrinologia, vascular, obstetrícia e dermatologia. Além de atendimento com equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacional, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, assistente social e enfermeiros.

A estrutura da Policlínica dispõe de consultórios, sala de espera, recepção, Centro de Processamento de Dados (CPD), salas específicas para triagem, atendimento de Serviço Social e ginecológico, além de sala de coleta, ginásio terapêutico e estacionamento. Além disso, são oferecidos exames de ultrassonografia obstétrica, morfológica e doppler, radiologia, endoscopia, colposcopia, tomografia, mamografia, colonoscopia, exames de cardiologia diagnóstica, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Nos municípios maranhenses que recebem a  Policlínica, a gestão é feita pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERRH) em parceria com a Prefeitura.