sexta-feira, 22 de maio de 2026

 Operação Arthros: Governador do Maranhão exonera quatro servidores após ação da PF

Gabriel Tenório,  aliado politico de Rubão em Matões 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, determinou a exoneração de quatro servidores estaduais nesta quinta-feira (21). A medida cumpre uma ordem judicial do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), decorrente da Operação Arthros, deflagrada pela Polícia Federal.

O principal alvo da investigação é o Rubens Pereira, o Rubão, que é pai do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT).

As demissões foram publicadas oficialmente no Diário Oficial do Estado. Entre os nomes destituídos de seus cargos estão:

Gabriel Tenório (foto acima): Aliado político de Rubão e então presidente da Agência Executiva Metropolitana do Leste Maranhense (Agemleste).

Leonardo: Sobrinho de Rubão e atuante na região de Matões.

A Polícia Federal investiga um suposto esquema de financiamento ilícito de campanhas eleitorais focado nas eleições municipais de 2024.

A operação realizou ações coordenadas em seis cidades da região: São Luís, Paço do Lumiar, Barreirinhas, Codó, Matões e Teresina (PI).

Ao todo, a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão. Além dos afastamentos e das buscas, a Justiça Eleitoral determinou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático de todos os investigados.