segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Agenda radical de Bolsonaro também é rejeitada pela população 


247 – O ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, tem sucessivamente dado declarações agressivas contra adversários políticos e até mesmo gente próxima de seu governo.
Nessas declarações, Bolsonaro tenta justificar sua agenda radical antidemocrática e antissocial, com base em informações falsas.
Em reportagem publicada nesta segunda-feira (5) na Folha de S.Paulo, baseada em pesquisas do Datafolha, a jornalista Flávia Faria faz um levantamento sobre diversos episódios envolvendo essas declarações de Bolsonaro e demonstra  que a maioria da população rejeita sua agenda radical.
Mais de dois terços da população, segundo esses levantamentos, desaprovam as políticas de Bolsonaro.
De acordo com o Datafolha, cerca de dois terços dos brasileiros têm opinião diferente de Bolsonaro sobre o golpe de 1964, que implantou uma ditadura militar no país, a demarcação de terras indígenas e a política ambiental.
Em 2016, durante uma entrevista à rádio Jovem Pan, Bolsonaro disse que “O erro da ditadura foi torturar e não matar”. Para 57% da população, a data em que foi feito o golpe militar – 31 de março – não deve ser comemorada como defende Bolsonaro – mas desprezada.
Ainda segundo o Datafolha, 59% da população discorda da opinião de Bolsonaro de que a política ambiental atrapalha o desenvolvimento do Brasil.
Sobre a demarcação de terras indígenas, 60% discordam da opinião de Bolsonaro de que o governo deve reduzir as áreas destinadas a reservas indígenas para facilitar a exploração de minério nesses territórios.
Também na contramão do que Bolsonaro pensa, 66% são contrários à liberação da posse de armas.
Bolsonaro tem feito juras de amor ao presidente dos Estados Unidos e sua política externa é de total submissão do país a essa superpotência. 66% da população se opõem a essa política.
Nesta segunda-feira (5), a Frente Povo Sem Medo mobiliza a população na Avenida Paulista com o mote “Ditadura Nunca Mais – Bolsonaro, não temos medo de você”. No Facebook, a frente diz quer…