quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia do Professor é lembrado na Câmara Municipal

O Dia do Professor, celebrado ontem, 15 de outubro, foi lembrado  na sessão ordinária, realizada na Câmara Municipal de Caxias, pelos vereadores Luis Lacerda, Ana Lucia Ximenes, Durval Junior, Manoel da Caçamba e Mario Assunção. Os parlamentares exaltaram a importância dessa categoria para o desenvolvimento dos povos.

O vereador Luis Lacerda parabenizou os professores na  pessoa da presidente Ana Lucia e do  líder do governo Mario Assunção. O edil destacou a importância da valorização da categoria diante da sociedade com melhores condições de trabalho e salários mais dignos. 

Uma melhor estruturação no modelo de escola na zona rural do municipio, substituindo as escolas de taipa por alvenaria, proporcionando aos alunos uma educação de melhor qualidade e dando melhores de condições de trabalho para os professores, pautou o vereador Durval Junior em suas palavras usando o pequeno expediente. O parlamentar também parabenizou os professores pelo 15 de outubro e disse: - a zona rural de Caxias precisa de uma educação de melhor qualidade, percebi isso andando pelos povoados nessa campanha eleitoral. Acredito que os nossos candidatos que ajudamos a eleger irão nos ajudar a resolver este déficit que temos com as comunidades rurais, que são escolas bem estruturadas, onde o professor possa desenvolver com dignidade seus ensinamentos e os alunos terem um melhor aproveitamento nas salas de aula. 

Os vereadores oposicionistas Benvinda e Luis Carlos, também manifestaram apoio e parabenizaram os professores caxiesnes, mas, os dois  não deixaram de criticar a baixa remuneração salarial que recebe a categoria. Segundo a vereadora Benvinda, os professores é quem deveriam receber os melhores salários no Brasil, pois é a única profissão que forma as demais profissões.

O vereador Mario Assunção, que é professor, ressaltou da tribuna: “nós professores somos responsáveis pela construção do saber, das mudanças, da formação profissional e do caminho que leva o aluno a exercer sua cidadania, pois a educação é o principal instrumento de libertação de um povo. O dia  de hoje é de reflexão sobre a nossa missão”.

Já a vereadora Ana Lucia Ximenes, que  também é professora, parabenizou a categoria e teceu comentários sobre o inicio de sua jornada no magistério. A chefe do Legislativo, com bom humor, disse ser uma professora antiga, pois começou a lecionar na extinta Escola Mons. Frederico Chaves em 1985, passando  ainda pelos colégios Coelho Neto, Caxiense, Cesar Marques e Santos Dumont. Aproveitando o ensejo, Ana Lucia falou dos vários projetos, que encaminhou para a Secretaria de Educação, para a melhoria da educação no municipio, quando coordenou as creches municipais e ressaltou na oportunidade: “não teremos futuro enquanto não houver valorização da educação, através dos professores.”