quinta-feira, 4 de junho de 2015

Procissão de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira 


Com o apoio de todas as paroquias da Diocese de Caxias, acontece nesta quinta-feira (04/06), a tradicional comemoração de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo. As festividades tem início às 07h, com uma missa celebrada na Igreja de São Benedito, seguida por uma procissão pelas ruas centrais da cidade, que estão coloridas e enfeitadas com imagens, confeccionadas por centenas de pessoas, de diversas paróquias caxienses. 

A procissão acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, conforme determina o calendário católico. A celebração da presença real de Jesus no Sacramento da Eucaristia é simbolizada com ruas enfeitadas com serragens coloridas, cal, pó de café, casca de ovo, tampinhas de garrafas, palha de arroz e flores. A procissão passa pela Rua São Benedito, Praça Rui Barbosa (Igreja do Rosário), Rua Coelho Neto, Praça Candido Mendes (Igreja da Matriz), Rua Primeiro de Agosto, com destino final em frente à igreja da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. 


Vários fiéis, a maioria jovens, da Paroquia de São Benedito trabalharam  das 19h às 23h da noite desta quarta-feira preparando os tapetes decorativos que enfeitam as procissões de Corpus Christi em Caxias. 

"É um momento de fé. Não é simplesmente vir, decorar e assistir a procissão. Aqui é um momento de sentir Jesus passando. Ele abençoa a gente", afirmou a fiel Leonilde Oliveira ao Blog.