quinta-feira, 4 de junho de 2015

Fiéis católicos participam da procissão de Corpus Christi em Caxias


Milhares de fiéis das paróquias da Diocese de Caxias participaram na manhã desta quinta-feira (04) da procissão de Corpus Christi (Corpo de Cristo), celebrada todos os anos pela igreja católica. A caminhada começou, após a celebração da Santa Missa na Igreja de São Benedito que foi celebrada pelo bispo Dom Vilson,  por volta das 08h20min na Rua São Benedito, onde foram confeccionados durante toda a noite os tradicionais tapetes coloridos, feitos de sal, fubá e pó de serra e café. 


Para a fiel Nazaré Lima a procissão de Corpus Christi é um momento forte, que envolve toda a sociedade, em um feriado onde as pessoas se voltam para adorar a Cristo, durante a procissão e as celebrações eucarísticas. “Todas as pessoas que passaram a madrugada fazendo aqueles tapetes são agraciadas com a presença de Jesus andando por aqueles tapetes e com certeza derramando bênção e graça sobre todas aquelas pessoas. Há mais ou menos 25 anos participo da procissão”, afirmou.


Moradora do bairro Cangalheiro, Leilane Sousa, participa da procissão desde criança. “É um dia muito importante na vida de um cristão porque é a celebração do corpo de Deus. Todo cristão devia participar desse dia. Sou da pastoral e ajudo na confecção dos tapetes”, disse.

Dona Graça Rodrigues, de 75 anos, também participa da procissão e das celebrações eucarísticas. “É um ato espiritual, que leva a gente a refletir quem é Deus e quem é Jesus, na sua infinita misericórdia. Para mim é muito importante, muito emocionante. Mesmo aquelas pessoas que não fazem parte da igreja católica deveriam participar para ver a beleza do trabalho dos jovens, que confeccionaram aqueles belos tapetes”, concluiu.


De acordo com o bispo, Dom Vilson Basso, o Corpus Christi nasceu na quinta-feira da Semana Santa, quando Jesus Cristo instituiu a Eucaristia. Mas, muitos anos depois, uma religiosa começou a fazer a procissão de Corpus Christi dentro do mosteiro. Logo em seguida, o bispo da diocese de Liège, na França, estendeu essa procissão para todas as paróquias da sua diocese e, posteriormente, o Papa Urbano IV tornou a festa universal.

Ele explica que o grande sentido da festa é a proclamação pública da fé dos católicos. “Essa procissão é uma grande manifestação para revelarmos a nossa adoração, respeito e acolhimento em Cristo na hóstia consagrada. Nossa fé em Cristo é o centro da vida dos católicos e da igreja. Temos duas colunas fundamentais que sustentam a vida da igreja católica: é a palavra de Deus e a Eucaristia”, afirmou.

fotos e colaboração de Waston Neto, que faz parte da juventude da Paróquia de São Benedito