segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Servidores do Complexo de Comunicação da AL-MA participam de Seminário 


O primeiro seminário de avaliação foi realizado, na manhã desta segunda-feira (3), no auditório Pedro Neiva de Santana, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão. O Diretor de Comunicação da Assembleia, Carlos Alberto, apresentou os resultados obtidos pelas equipes que cobriram o dia-a-dia da Casa Legislativa entre 2 de fevereiro e 17 de julho de 2015.

“O seminário é a oportunidade de fazer um balanço sobre as atividades realizadas nesse semestre e reconhecer os pontos que acertamos e onde precisamos melhorar”, destacou Carlos Alberto.

O encontro reuniu profissionais do site, mídias sociais, da televisão e do rádio que cobrem a rotina do Legislativo estadual. O momento serviu também para refletir a situação do Complexo e sugerir mudanças na rotina de trabalho. O web designer Gutemberg Ferreira disse que é importante que todos os profissionais estejam mais próximos um dos outros para melhorar a comunicação interna.

“Nós precisamos de uma comunicação mais abrangente entre todos os funcionários para fazer um trabalho ainda melhor no complexo de comunicação”, ressaltou Gutemberg.

O professor Ribamar Santana também destacou a importância da comunicação dentro do complexo envolvendo todas as mídias e também sugeriu mudanças.

“Nós que fazemos a comunicação precisamos nos comunicar ainda mais.  A minha sugestão é que a gente possa se abrir mais para a comunidade. Estamos mais focados na assembleia e devemos abrir mais o espaço para o povo. Nós precisamos dessa reflexão e como fazer esse canal de comunicação com a comunidade.”, disse Santana.

Rádio Assembleia

Radialistas que cobrem a rotina da Assembleia avaliaram positivamente o trabalho da diretoria e disseram que um problema que deve ser superado nesse segundo semestre é a interação entre assessores de deputados e os profissionais do Complexo de Comunicação da Assembleia.

A radialista Marina Souza explicou que alguns deputados não sabem da importância da estrutura do Complexo da Assembleia, que pode ser mais  aproveitada por todos.

“Os próprios deputados não conhecem  o serviço do Complexo de Comunicação. Nós somos a ligação com os mais diversos meios de divulgação e os deputados tem uma estrutura  de comunicação a favor deles e tem pessoas capacitadas para fazer isso, no entanto, nem todos aproveitam adequadamente esse canal”, destacou a radialista.

Ainda sobre o rádio, a diretora da Rádio Assembleia,  Josélia, destacou que todas as mídias são importantes para divulgar a atuação do Legislativo.

“O complexo tem que ser visto como um todo: assim como a tv é importante para a divulgação dos trabalhos, a rádio também tem a mesma importância dentro da comunicação do legislativo”, concluiu a diretora da rádio.

Tv Assembleia

Os jornalistas que cobrem a Tv Assembleia destacaram o trabalho feito nesses sete meses de atuação da nova gestão e destacaram a importância das mudanças feitas para melhorar o trabalho de todos.  A jornalista Márcia Macieira, chefe de reportagem da Tv, fez um balanço do primeiro semestre de trabalho.

“Nós tivemos muitos ganhos em relação ao que nós tínhamos em relação a equipamentos. A gente melhorou bastante nesses meses. Nós tínhamos dificuldades com equipamentos, mas isso foi resolvido. A sala de áudio facilitou muito o trabalho e o dinamismo dos repórteres”, concluiu a jornalista.

A diretora de jornalismo da Tv Assembleia, Ameliane Araújo, disse que as mudanças que foram feitas no primeiro semestre vão ajudar todos os profissionais a terem mais dinamismo no segundo semestre de trabalhos. Os profissionais do Complexo vão ter que interagir mais e vão participar de rodízios em todos os setores do Complexo.

“Essa mudança das pessoas fazerem outras coisas é importante até para a autoestima delas. Queremos que todos os profissionais entendam um pouco de cada área de trabalho dentro do complexo de comunicação. Em caso de falta de algum jornalista ou radialista, um profissional treinado esteja apto para exercer outra função com o mesmo comprometimento daquele que faltou”, explicou a diretora.

Site alema

Além do rádio e da tv, outra novidade é a mudança do formato que o site deverá sofrer a partir da próxima sexta-feira (7). Todas as mídias sociais como Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp estarão disponíveis no site para facilitar a divulgação das notícias do Complexo.

A coordenadora de web mídias, Jaqueline Heluy, destacou os pontos que podem ser alterados para melhorar ainda mais os trabalhos que envolvem os profissionais da Casa.

“A publicidade é muito bem avaliada. Nós precisamos inovar a programação. As pessoas tem que sentir essa mudança. Nossa equipe cresceu e a programação também deve crescer. Temos que ter um empenho maior em trazer mais novidades para a nossa rotina de trabalho.” Concluiu a coordenadora.

Resultados

O diretor geral da Tv Assembleia destacou os resultados nesse primeiro semestre de atuação em relação ao mesmo período de 2014. Neste ano foram criados 43 programas de três minutos.

“18 emissoras em todo o estado estão divulgando o material produzido pelo Complexo de Comunicação da Tv Assembleia. São vinte municípios que representam 80% da população do Maranhão que tem acesso as informações produzidas pelos nossos profissionais”, disse o diretor geral, Carlos Alberto.

Em relação ao ano passado foram 18 programas de um minuto. A programação da Tv no semestre passado contou com 129 minutos. 111 minutos a mais do que o mesmo período de 2014.

Os números das publicações nas redes sociais também são consideráveis. Foram mais de 10 mil publicações nas redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e outros meios.

Todos os profissionais que atuam no complexo tiveram a oportunidade de expressar as opiniões e sugerir mudanças. O diretor da Tv Assembleia espera fazer um segundo semestre de trabalho ainda mais produtivo e destacou que quer que todos os profissionais passem por um rodízio em todas as áreas.

“O objetivo dessa mudança é testar todas as habilidades dos profissionais e fazer com  que eles  possam atuar em todas as áreas sem nenhum problema e com a mesma qualidade que exerce a atividade de origem”, finalizou  o diretor Carlos Alberto.

fonte: Agencia Assembleia