quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Waldir Maranhão deve voltar ao comando da Câmara dos Deputados 


O primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), deverá voltar ao comando da Casa para conduzir a sessão que escolherá o sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ). De acordo com a coluna Painel, da Folha, o atual presidente já admitiu não ter interesse em presidir a eleição, marcada para ocorrer em fevereiro.

“Não tenho nenhuma expectativa de presidir uma sessão em que eu possa disputar”, disse Maia. Apesar da declaração, o presidente da Casa ainda não assegura que tentará a reeleição. A sua permanência no cargo está ameaçada por causa do andamento de ações contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF).

O atual líder da bancada do PSD, Rogério Rosso (DF), anunciou ontem que suspenderá sua candidatura à presidência da Câmara até que o STF julgue a viabilidade da reeleição de Rodrigo Maia. Rosso disse ter convicção de que a Constituição não permite a recondução em uma mesma legislatura e que está seguro de que o Supremo atuará para dirimir o impasse jurídico.

Falando em manter a estabilidade jurídica, Rosso disse que um presidente da Casa sub judice "não é bom para o país" e que o ideal era que houvesse uma oxigenação no comando da Câmara, "que a fila andasse". Ele destacou que não tem nada contra a pessoa de Maia, lembrou que ele não levou o tema à Justiça, mas ressaltou esperar que o STF faça institucionalmente o "controle" da situação até o dia 2 de fevereiro, data da eleição.

"Minha posição é sobrestar, vou suspender (a candidatura). Não saio e nem continuo fazendo campanha porque confio plenamente que o Supremo Tribunal Federal fará o devido controle constitucional em tempo", declarou.

Rodrigo Maia é alvo de outras duas ações no Supremo Tribunal Federal protocoladas por adversários: uma é de autoria do Solidariedade, partido do chamado "Centrão", e outra do deputado André Figueiredo (PDT-CE), único candidato da oposição à presidência da Câmara.