segunda-feira, 27 de maio de 2019

100 dias em ação...


Por:Adelmo Soares

Completamos cem dias de trabalho em defesa do povo maranhense na tribuna da Assembleia Legislativa. Um período de muito aprendizado, debates, apresentações de propostas, muitas ideias plantadas e alguns frutos já colhidos.

Foram muitas ações importantes, principalmente em prol da agricultura familiar. E, para reforçar este segmento, fui eleito, por unanimidade, como o coordenador do Fórum Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional do Nordeste, que aconteceu em Recife, com parlamentares de cinco estados. Uma importante ação dos deputados a favor da causa no legislativo.

Ampliamos a voz dos agricultores e agricultoras familiares dentro da Assembleia Legislativa do Maranhão com o Diálogo Participativo de composição da Mesa Diretora da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Maranhão. Um ato para a construção da Frente Parlamentar.

O objetivo da Frente é ser uma entidade associativa que defenda interesses comuns, constituída por representantes de todas as correntes de opinião política e sendo porta voz para o debate entre as classes políticas, governos estaduais e municipais, movimentos sociais e sociedade civil.

Em parceria com o colega de parlamento, Duarte Júnior, conseguimos aprovar um importante projeto, que proíbe a utilização de canudos produzidos em material plástico nos estabelecimentos comerciais do Estado. Um produto que leva 400 anos para se decompor. Apresentamos a proposta do canudo biodegradável, o canudo de papel, que rapidamente faz a sua decomposição no meio ambiente sem prejudicá-lo. Uma iniciativa em prol da preservação da natureza.

Ainda tendo como pauta o meio-ambiente, participei da 1° edição do projeto ‘Limpa Praia São Luís’, que foi criado e organizado pelos alunos da turma de Mestrado em Recursos Marinhos e Pesca da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). 

Aproveitei a oportunidade para reforçar a adoção da nova Lei dos Canudos, no intuito de combater a poluição de nossos rios, praias e mares, preservando, assim, o meio ambiente do Estado.

Em mais uma parceria na Assembleia, desta vez, com a colega Dra.Thaiza Hortegal, apresentei a proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Iniciativa tomada porque o Maranhão não possui escritório regional do DNOCS, o que obriga o Estado a tentar resolver problemas relacionados ao órgão em Teresina ou em Fortaleza, onde ficam lotadas superintendências do departamento. Um fator logístico que dificulta diálogo e negociação sobre projetos de interesse do Maranhão, a exemplo do Tabuleiro de São Bernardo.

Também estive presente nesta semana na audiência pública que ocorreu no Memorial da Balaiada, em Caxias, onde pude lutar e debater com lideranças políticas de todo o Maranhão, a importâcia da consolidação do Pré-comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru. 

A iniciativa, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de ALEMA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA), tem como objetivo a preservação e recuperação do tão importante Rio Itapecuru, rio genuinamente maranhense que abrange 57 municípios do nosso estado, abastecendo, em grande parte, a Ilha de São Luís.


Estes são apenas alguns exemplos desses cem dias de atividades na Assembleia e no Maranhão. Mas o trabalho segue constante, sempre lutando por uma melhor qualidade de vida para a população e energias renovadas para batalhar por muito mais. Que venham outros cem dias de lutas, pois seguiremos firmes como os ensinamentos das águas do Rio Itapecuru que é água que caminha entre as pedras, seremos então como água que caminha sob as adversidades!