quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Maioria dos deputados do MA votam pela volta das coligações 


A Câmara Federal aprovou, na noite de terça-feira (17), em 2º Turno o retorno das coligações para as eleições proporcionais de 2022, ou seja, para os cargos de deputados estaduais e federais.

A PEC foi aprovada com 347 votos favoráveis e 135 contrários. Para uma PEC ser aprovada no plenário da Câmara Federal, são necessários pelo menos 308 votos.

A maioria da Bancada do Maranhão foi a favor do retorno das coligações, já que dos 18 deputados federais do Maranhão, 14 votaram a favor (Aluísio Mendes, André Fufuca, Bira do Pindaré, Cléber Verde, Gastão Vieira, Marreca Filho, Pastor Gildenemyr, Gil Cutrim, Josivaldo JP, Júnior Lourenço, Juscelino Filho, Pedro Lucas, Rubens Júnior e Zé Carlos). Apenas três deputados foram contrários (Edilázio Júnior, Hildo Rocha e Josimar de Maranhãozinho), com um ausente (João Marcelo).

A volta das coligações proporcionais daria uma sobrevida aos partidos nanicos, que veriam aumentarem as possibilidades de eleger candidatos na esteira de outros partidos maiores.

No entanto, ao que parece, existe resistências para que a PEC seja aprovada no Senado e volte a valer no pleito eleitoral. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já se manifestou contrariamente à retomada das coligações e acredita existir uma tendência de rejeitar a PEC.

É aguardar e conferir.