sábado, 8 de janeiro de 2022

Queimação da Palhinha marca o encerramento das festividades natalinas 

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realiza pela primeira vez no município a montagem do Presépio Municipal, que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. A Queimação da Palhinha marca o fim do ciclo natalino no Maranhão. Essa tradição secular relembra a visita dos três Reis Magos até manjedoura do Menino Jesus.

“Hoje iniciamos um rito importante, que é a Queimação de Palhinhas do Presépio. A tradição inicia-se com um rito. Estamos aqui com os moradores do entorno do Morro do Alecrim. O simbolismo dessa data é encerrar as festividades de Natal na nossa cidade”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“O significado é muito importante. Jesus nasceu numa manjedoura, sendo esse momento retratado por São Francisco para nos mostrar a humildade com que Jesus nasceu, junto com sua mãe Maria e São José. E quando os Reis Magos vão embora, eles têm que sair dalí, mas antes pegam as palhinhas e queimam. Para nós da Igreja Católica o local onde Jesus deitou é sagrado. Então, se queima a Palhinha, guardam-se as cinzas para que na Quarta-feira de cinzas seja distribuída como penitência, para que possamos passar a Quaresma, nos preparando para a Páscoa”, frisa Edna Machado, católica.

Durante o momento, também foi feita a escolha de Ricardo Murilo e Edijane Machado como Padrinho e Madrinha do Presépio Municipal 2022. Ambos entregaram a imagem do menino Jesus para a Guardiã da Imagem, Edna Machado. Ao som da ladainha, as palhinhas são retiradas e queimadas. O ritual é tradição no Estado e em algumas cidades de Portugal. E, nossa cidade passa a adotar o rito, tornando-se tradição.

“Eu vou ser a Guardiã do Menino Jesus, esse Menino representa o povo, e fico muito feliz dele ficar lá em casa. Vou passar o ano inteiro rezando pela nossa cidade, pela nossa cultura religiosa para que cresça cada vez mais, e as pessoas tenham cada vez mais amor”, frisa Edna Machado, católica e Guardiã do Menino Jesus.

“Eu fico muito feliz de participar dessa cerimônia simbólica da cultura popular. É uma honra ter sido escolhido como Padrinho da imagem do Menino Jesus para este ano de 2022. E, espero corresponder e fazer valer essa escolha. Hoje, enquanto colocávamos as palhinhas no fogareiro, os pedidos foram levados para os céus. Naquela época em quem Jesus nasceu, a Palestina era governada pelo Rei Herodes, que via o nascimento do Messias com uma ameaça para seu reino. E, ele tentou matar o menino. E, felizmente não conseguiu e Jesus cresceu e se tornou o grande salvador da humanidade”, explica Ricardo Murilo, católico e padrinho da imagem do Menino Jesus.

 Ascom/PMC