segunda-feira, 14 de setembro de 2020

CRAS e Equatorial Maranhão firmam parceria para ampliar o benefício da tarifa social baixa renda em Caxias


A secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias, Kiara Fernanda Braga, participou de evento online com a Equatorial Maranhão para discutirem sobre o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do Governo Federal. Participaram também da reunião os coordenadores dos CRAS de Caxias e a coordenação e colaboradores do cadastro único.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Kiara Fernanda Braga, o momento serviu para que os participantes tirassem todas as dúvidas sobre o programa da tarifa social para que o número de beneficiados seja multiplicado. “Esse encontro foi de suma importância para que a gente possa fortalecer e garantir que cada vez mais famílias sejam beneficiadas. A secretaria está totalmente à disposição da Equatorial e toda nossa equipe vai estar trabalhando na divulgação e atendimento dessas famílias de baixa renda”, afirmou.

Na oportunidade, foi apresentada a nova campanha da Equatorial Maranhão que traz selos impressos na fatura, que sinalizam a situação dos clientes em relação ao seu cadastro na tarifa social. “Com a impressão desses selos vai aumentar a procura pelos CRAS para atualização do cadastro. Por isso, alinhamos todas as informações com os coordenadores”, destacou Renato Mendes, Executivo de Relacionamento com o Cliente.

São três selos baixa renda: o primeiro é quando o beneficiário está com o NIS- Número da Identificação Social cadastrado e ativo; o segundo é quando o vencimento do NIS está próximo e o terceiro já traz o alerta sobre a perda do benefício da tarifa social.

Atualmente, 843 mil clientes maranhenses recebem o benefício da tarifa social. Apenas em Caxias, mais de 14 mil famílias têm direito ao desconto na conta de energia, mas em 2020, 1.429 clientes podem perder esse benefício por falta de atualização no cadastro. Ainda no município, cerca de 4.425 famílias têm o perfil baixa renda, mas estão com cadastro desatualizado há mais de dois anos e por isso, já perderam o desconto, que pode chegar a 65% na tarifa de energia.

Para realizar o cadastro, basta que este cliente entre em contato por meio do WhatsApp (98) 2055-0116 e por mensagem de texto, fale com a assistente virtual, Clara, na opção Tarifa Social Baixa Renda. Quem preferir pode também acessar o site equatorialenergia.com.br ou entrar em contato com a Central 116 e se cadastrar também. É preciso atualizar o cadastro do NIS a cada dois anos no CRAS, para continuar recebendo os benefícios do Governo Federal, como o desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica.

A parceria com a secretaria vai proporcionar também mutirões de serviços para a população. “Vamos programar ações juntos com os CRAS para realizarmos troca de lâmpadas e também cadastro na campanha Energia em Dia”, ressaltou Renato. A campanha Energia em Dia sorteia mensalmente prêmios para os clientes que estão com a conta de energia em dia. 

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão