segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Juiz pune Sistema Guanaré por divulgar fakes...


Por: Jotônio Viana

O juiz Ailton Gutemberg Carvalho Lima, da 6ª Zona Eleitoral de Caxias, determinou a retirada do ar de matéria do ‘Jornal da Guanaré’ primeira edição, do Jornal da Guanaré segunda edição e dos programas ‘A Hora do Povo’, Jornal do Meio Dia e do quadro ‘Sem rodeios’, que propagavam a falsa informação de que o candidato a prefeito Wellington Moura (PDT) estaria fora da disputa eleitoral em São João do Sóter e que a prefeita Josa Silva (PRB) seria a única concorrente no município.

O caso

O caso é que desde o dia 2 passado o Sistema Guanaré vem divulgando massivamente o suposto indeferimento da candidatura de Moura pela Justiça Eleitoral, o que não é verdade.

A verdade

A verdade é que o Ministério Público pediu a impugnação da candidatura de Wellington Moura, mas quem decide sobre deferimento ou indeferimento de candidatura é a Justiça Eleitoral, e não o MP… E a representação do MP contra Moura sequer foi ainda apreciada pelo magistrado.

Representação

A equipe jurídica de Wellington Moura, então, representou contra o Sistema Guanaré para que a Justiça determinasse o fim da propagação das matérias inverídicas.

Punição e multa

O juiz acatou a ação de Moura e determinou que o Sistema Guanaré “se abstenha de veicular novamente a reportagem em qualquer de seus programas ou portais de comunicação”. O magistrado também fixou o prazo de 24 horas para cumprimento da decisão, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais)”