segunda-feira, 27 de junho de 2022

São João do Sóter: Programa PSE na Escola atende alunos dos povoados Bom Jesus, Mearim dos Crentes e Pedras 

Com o objetivo de promover o fortalecimento das ações de educação em saúde na escola a Prefeitura de São João do Sóter, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe Multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde, Maria da índia, no Povoado Axixá, promoveu mais uma edição do Programa Saúde na Escola – PSE, com ações educativas, atendendo alunos da Educação Básica com palestras e distribuição de kits de higiene bucal. Desta vez a ação contemplou os alunos do povoado Mearim dos Crentes. 

“Nosso maior objetivo é promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio dessas ações de prevenção, promoção e atenção à saúde que são essenciais para a vida. Por isso, é importante essa interação entre educadores e profissionais de saúde, para que seja possível a gente potencializar a proteção e o cuidado com a saúde das crianças e adolescentes”, frisou a secretária de Saúde, Keyla Lacerda.

Outra ação do programa também foi desenvolvida pela equipe multidisciplinar da UBS do povoado Bom Jardim na escola Pedro Alves Barbosa. Já no povoado Pedras as equipes da UBS Marly Sarney realizaram a ação na escola Casinha do Saber. Durante a realização do programa foram realizados atendimentos odontológicos e palestras.

Por meio do PSE são ofertados serviços e trabalhados temas como atualização do calendário de vacinas das crianças e adolescentes; detecção precoce de problemas de hipertensão arterial; realização de avaliações oftalmológicas, nutricionais e em saúde bucal; ações de segurança alimentar e promoção para a uma alimentação saudável; promoção de atividades físicas; educação sexual; prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas; promoção de cultura, paz e prevenção de violência.(ASCOM/PMSJS).