quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Saúde de Caxias é um verdadeiro drama.

Pessoas na fila no CEAMIS para marcar exames  e consultas. 
Que a população de Caxias está vivendo um drama provocado pelo sistema da saúde publica no município disso ninguém tem a menor duvida.

Critica ao atendimento não falta, construtiva ou não, algumas pessoas até radicalizam pela necessidade de uma intervenção para que aconteça algum tipo de melhora, pois a coisa tá feia e piora a cada dia. 

Profundamente lamentável a situação dos pacientes usuários do SUS do município. Caótico o atendimento e o que é pior, exames médicos solicitados por profissionais que atuam na área médica da rede municipal de saúde que não conseguem diagnosticar um problema de saúde que acomete o cidadão caxiense. 


Quero abordar aqui o estado de saúde do senhor Antonio Carlos (foto), o popular Carlão, do posto de táxi da Praça do Panteon. Acometido há 45 dias de uma enfermidade e, os médicos disponibilizados pelo município não conseguem diagnosticar qual é o tipo da doença do taxista. 

Hoje pela manhã um médico do PSF do bairro Ponte consultou o taxista em sua residência e pediu novos exames. É uma situação que não dá para entender: Qual o motivo de realizar novos exames? Se todos os exames do inicio da enfermidade foram realizados e nada diagnosticou. Ou falta leito para o internamento do paciente ou simplesmente querem deixa-lo em casa para morrer perto dos familiares. 

Falando do problema de saúde do taxista Carlão para uma senhora, que vem  ser a mãe de uma professora da Rede Municipal de Ensino, ela disse que está passando pela mesma situação. Perambula com o marido doente pelos postos médicos, PAM e Hospital Geral há mais de 20 dias e os médicos não conseguem diagnosticar qual a doença do marido.

Existe alguma coisa errada em tudo o que está acontecendo na Saúde de Caxias. É comum observar vereadores e aliados do prefeito Léo Coutinho, querer jogar a responsabilidade para o Governo do Estado, todos usam como argumentos o corte que foi feito pelo secretário de Saúde do Estado no repasse do governo estadual para o município.  

Alegam ainda que Caxias é macrorregião e falta recursos, mas os prefeitos dos municípios quê integram a Macrorregional  do município repassam dinheiro para à Saúde Publica de Caxias. Em uma conversa com Dr. Tinoco ( prefeito de Aldeias Altas), ele confirmou o repasse, não revelou foi o valor. 

Para encerrar, mais uma vez repito e afirmo: é lamentável para nós caxienses termos que assistir este tipo de drama pelo qual está passando o taxista Carlão e outros irmãos que não tomamos conhecimento. A conclusão final é que à administração do prefeito Léo Coutinho está asfixiando o Sistema de Saúde do município. Isto é a verdade nua e crua.