quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Humberto Coutinho acena com independência para garantir comando da Assembleia Legislativa
Após manifestações contrarias ao fato de ser ele ligado ao governador, parlamentar chamou colegas para garantir que preservará autonomia da Casa.
Jornal O Estado do Maranhão
 
 O deputado estadual eleito Humberto Coutinho (PDT), até o momento candidato único à presidência da Assembleia Legislativa, defendeu nesta quarta-feira (07) a independência do Poder Legislativo em relação ao Governo do Estado na próxima legislatura, que será iniciada no dia 02 de fevereiro.
 
Apoiado publicamente pelo governador Flavio Dino (PCdoB), Humberto tem se articulado para garantir a consolidação de chapa única na eleição para a Mesa Diretora da Casa. Ele afirmou em entrevista exclusiva ao jornal O Estado do Maranhão que já conversou com membros de todas as alas do parlamento. O pedetista garante que as conversas são positivas.
 
Há duas semanas, a deputada eleita Andrea Murad (PMDB) conclamou o seu grupo politico ao lançamento de uma candidatura de contraponto a Humberto Coutinho. Wellington do Curso (PPS) levantou a mesma bandeira, rechaçada, no entanto, por Roberto Costa (PMDB). Na ocasião, Murad defendeu a independência do Legislativo.
 
Em decorrência disso, Humberto voltou a manter contato com os seus futuros pares e pedir apoio para a eleição da Mesa. Ele reformulou suas propostas - que baseavam-se prioritariamente na articulação para o pagamento das emendas e num almoço por mês com Flavio Dino, o que não chegou a agradar os colegas - e passou a falar em independência do Legislativo.
 
"Já conversei com todos os deputados e a receptividade foi muito positiva. Temos levado uma proposta de diálogo e de unidade na Assembleia e percebi que os parlamentares são simpáticos à minha candidatura", disse  
 
Humberto Coutinho afirmou que a Assembleia Legislativa não receberá a interferência do Poder Executivo.
 
"Não posso negar que tenho o aval do governador Flavio Dino, todo mundo sabe disso, mas a Assembleia será independente. O que queremos é que os deputados trabalhem em harmonia. Tem de haver união, dialogo e respeito aos demais poderes constituídos", afirmou.
 
Mais
 
Humberto Coutinho afirmou que não negociou cargos para sua chapa. "Não há nenhum cargo acertado, nenhum cargo negociado por mim para a Mesa Diretora. Somente iniciaremos as negociações na segunda metade do mês. Vamos ouvir as bancadas e garantir espaços para os blocos", disse