terça-feira, 3 de março de 2015

Auditório da Câmara Municipal não tem acessibilidade

Pessoas portadoras de deficiência no auditório da Câmara
Assistir a sessão na Câmara Municipal desta segunda-feira (02) para conhecerem um Projeto de Lei de autoria do vereador Durval Junior transformou-se num verdadeiro pesadelo para algumas pessoas portadoras de deficiência física.

A inexistência de uma rampa de acesso ou elevador destinado a quem tem dificuldades de locomoção, como determina a lei, obrigou os próprios funcionários do Legislativo e alguns assessores dos vereadores a prestarem ajuda para colocar os cadeirantes e suas cadeiras no interior do Auditório vereador Marcelo Tadeu, improvisado como plenário por conta da reforma da reforma da Casa. Uma escada é a única alternativa para chegar ao local onde estão sendo realizadas as sessões. O plenário vereador Edson Vidigal fica localizado na entrada do prédio da Câmara, o mesmo tem acessibilidade para as pessoas com dificuldades de se locomoverem. A noite de ontem não será esquecida tão cedo por estas pessoas portadoras de deficiência física. 

 “Foi muito triste. Bastava uma rampa para evitar aquilo tudo. Existe ainda uma grande falta de respeito por pessoas como nós. A situação foi constrangedora e bem desagradável”, conta Paulo Carneiro, presidente da ADEFIC, que não se conforma com a forma como a lei ainda é ignorada em alguma repartições de Caxias. “Está previsto que estes prédios têm de ter condições de acesso, não só para casos como o meu e dos meus companheiros portadores, mas também para pessoas idosas que não podem subir escadas”, disse. 

No momento que o vereador Durval Junior apresentava na tribuna o Projeto de Lei de interesse dos portadores de deficiência física, a presidente da Casa, Ana Lucia Ximenes, pediu aparte no pronunciamento do edil e se dirigiu aos cadeirantes, pediu desculpas pela falta de acessibilidade ao local e explicou a eles os motivos pelos quais as sessões estão sendo realizadas no auditório. 

"Quero pedir desculpas aos meus amigos pelo constrangimento, estamos aqui no auditório, trabalhando neste local improvisado porquê o plenário está passando por reforma e falta somente colocar o forro, acredito que na próxima semana as sessões irão voltar a serem realizadas no nosso plenário principal", disse a chefe do Legislativo.