sexta-feira, 15 de maio de 2015

Lançado em Caxias o Programa Alfabetiza Maranhão 


Nesta sexta-feira (15), no auditório da Prefeitura, o prefeito Leo Coutinho juntamente com a secretária de Educação, Maria Lúcia Teixeira, lançaram o programa Alfabetiza Maranhão.

O programa é uma das ações do programa Escola Digna, tendo como proposta didático/pedagógica metodologia que incorpora uma relação dialógica entre sujeitos que aprendem e a realidade do ato da construção de conhecimento.

Para a coordenadora do programa, Elizabeth Pereira, o programa irá trabalhar com alunos com idade superior à média de série que ainda não estão totalmente alfabetizados. “O objetivo é trabalhar com o fluxo de alunos por idade/ano, alunos não alfabetizados. Ao término, eles estarão lendo com mais facilidade e produzindo textos”, ressaltou.


O Alfabetiza Maranhão tem como objetivo alfabetizar os estudantes com distorção idade/série não alfabetizados no 3º ano do ensino fundamental, com a responsabilidade de promover a melhoria da qualidade da educação, levando os indicadores educacionais do Estado. As escolas contempladas foram: U.E.M. Jovem Thales, U.E.M. Raimundo Nunes, U.E.M. Dr. João Viana, E. Comunitária Tia Edna, U.I.M. Márcia Marinho, U.I.M. Marinalva Soares Guimarães.

Ainda na solenidade, foram apresentados os novos diretores da rede de ensino municipal que, após longa análise de currículos, foram selecionados.

A secretária de Educação, Maria Lucia, destacou a importância do programa e exaltou a posse dos novos diretores. “Esse projeto dará oportunidade de corrigir a distorção da idade. Foram selecionadas seis escolas com maior índice de pessoas não alfabetizadas, com a implantação do programa, essa distorção será eliminada gradativamente. A posse dos novos diretores se deve a Caxias se adaptar à legislação. Os professores foram selecionados de acordo com a aptidão do ensino, os mesmos passaram por diversas qualificações e vivências no âmbito escolar”, disse.

as informações são da ASCOM