sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Realização do Cantafolia 2016 ainda é uma incógnita... 

Em 2015 o palco principal do Cantafolia foi desmontado por ordem expressa do bispo Dom Vilson
Faltando duas semanas e cinco dias para o Carnaval 2016, a realização da edição do Cantafolia este ano está ameaçada de não acontecer por ordem do chefe da igreja católica no municipio, o bispo Dom Vilson Basso. O ano passado a principal autoridade da igreja católica de Caxias também havia proibido a realização da folia momesca mais tradicional da cidade, a realizada no Bar do Cantarele sempre no sábado de Carnaval.

Em 2105 o palco principal foi desmontado as pressas. A festa somente aconteceu porquê o agropecuário Ferdinando Coutinho, participante ativo do Cantafolia, desobedeceu a ordem de Dom Vilson e autorizou que a "Furiosa", como é conhecida a bandinha formada por músicos da Banda Lira Municipal, animasse os foliões que naquela altura do Carnaval estavam desanimados por conta da proibição. De Cantafolia, a festa foi denominada "Carnaval dos Amigos do Cantarele". Os músicos se apresentaram em cima da calçada da Praça Vespasiano Ramos.

A informação do Blog sobre a não realização do Cantafolia 2016 ainda não esta oficializada, nem pelo proprietário do bar Cantarele, que originou a festa, e nem também pela Secretaria de Cultura, um dos patrocinadores do evento.

A realização do evento carnavalesco este ano vai ser decidida após uma reunião dos organizadores do evento com o bispo Dom Vilson que não aceita de nenhuma forma a realização da folia em frente a igreja de São Benedito. Com um estilo ditatorial, dificilmente o reverendo voltará atrás de sua decisão, que diga-se de passagem decisão essa já tomada desde o no ano passado, quando foi contra a realização do Cantafolia. 

Uma leitora do Blog, que não quis se identificar, foi a procura dos abadás e recebeu a informação de que os mesmos ainda não estão disponíveis para venda. Foi informada pelo idealizador da festa que a liberação só será feita  mediante a decisão do bispo Dom Vilson, se vai liberar ou não a realização do evento em frente a igreja de São Benedito. 

Pela tradição que é o Cantafolia, este ano serão muitos os excomungados pelo bispo Dom Vilson. O ano passado foi somente o agropecuário Ferdinando Coutinho. 

É aguardar pra ver...