quinta-feira, 19 de maio de 2016

Deputados de Sergipe convidam parlamentares maranhenses para conferência nacional da Unale 


Os deputados estaduais Georgeo Antônio Passos (PTC) e Inaldo Luís da Silva (PCdoB), ambos da Assembleia Legislativa de Sergipe, fizeram uma visita à Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (18), ocasião em que formularam o convite para que parlamentares maranhenses participem da Conferência Nacional da Unale, que será realizada na cidade de Aracaju, capital de Sergipe, nos próximos dias 1, 2 e 3 de junho.
Ao ocupar a tribuna, a pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), o deputado sergipano Georgeo Passos explicou que veio a São Luís, juntamente com o deputado Padre  Inaldo,  para  fazer o convite para a Conferência Nacional da Unale, que já conta com a presença confirmada de quatro ministros: Augusto Nardes, Joaquim Barbosa, Dias Toffoli e Ronaldo Nogueira.
Segundo o deputado Georgeo Passos, os convidados debaterão temas como a Governança Pública, Desenvolvimento e Segurança Jurídica e o Empreendedorismo em Tempos de Manifestações e Crise. O encontro tem como objetivo formular uma visão atual sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística.
O deputado Georgeo Passos destacou que a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), realizada anualmente pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), chega à sua 20ª edição com a expectativa de surpreender o público com o maior encontro de parlamentares da América Latina.
Com o tema “Rediscutindo o Brasil”, o evento será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2016, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes-UNIT, em Aracaju/SE.
“Este ano comemoramos os 20 anos da Unale e faremos desta, a maior de todas as conferências, com palestrantes de renome nacional e internacional”, afirmou o deputado Georgeo Passos.
“A Unale terá todo apoio dos parlamentares sergipanos, dos empresários e do governo, para que esta conferência seja a maior da história. Todos serão muito bem recebidos nessa terra acolhedora”, ressaltou o deputado sergipano.
Ao todo, são aguardados mais de 1.500 participantes entre deputados, assessores legislativos, estudantes, governadores, senadores, ministros, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades. A CNLE deste ano também contará com a participação de representantes de parlamentos estaduais de países da Ásia e das Américas.
O deputado Georgeo Passos assinalou que CNLE ainda oportunizará o encontro de entidades vinculadas aos legislativos estaduais, que participarão de reuniões e palestras realizadas em paralelo ao evento principal.
Ao todo, 17 grupos terão programação dentro da Conferência. Além disso, a Confederação Parlamentar das Américas (COPA) reunirá cinco Secretarias Especiais, o Comité Executivo e a Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, que contará com palestras sobre “Direitos Sexuais e Reprodutivos” e “Empoderamento da Mulher”, ministrados pelas deputadas Alicia Gutiérrez e Nicole Ménard, e pela consulesa da França,Alexandra Loras.
Ao final do evento, será produzida uma carta contendo indicadores importantes para o Brasil sair da crise institucional, econômica e política no qual está inserido.