terça-feira, 29 de novembro de 2016

Após três semanas, finalmente a Câmara de Vereadores de Caxias consegue realizar uma sessão   

                                                                                                (foto Análio Junior)
Finalmente foi realizada nesta segunda-feira (28) uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Caxias. E a sessão só aconteceu, por ter conseguido um quórum de onze vereadores, que se encontravam em plenário. Esses foram: a presidente da Casa, Ana Lucia Ximenes, mais Jeronimo; Mario Assunção; Luis Lacerda; Genival Motopeças; Durval Junior; Fátima da Baixinha; Léo Barata; Paulo  Simão; Edilson Martins e Luis Carlos. 
Na galeria o publico, frequentador dos trabalhos legislativos e que anda decepcionado com a legislatura que está se findando, aguardava ansioso a abertura da sessão para ouvir os debates, mas os presentes tiveram que se contentar com uma sessão sonolenta com duração de apenas 39 minutos. 
Leia abaixo o resumo da sessão na Câmara de Vereadores descrito pelo repórter Mano Santos (leia-se Capital do Leste) 
Na ordem do dia, a pedido do vereador Paulo Simão (DEM), que reconheceu a dificuldade na realização das sessões ,por ausências constantes dos parlamentes, os interstícios foram dispensados e os requerimentos e projetos que deram entrada foram lidos e aprovados. 
O próprio Paulo Simão requereu o título de utilidade pública para Associação de Defesa dos Mananciais de Caxias – ADEMAC. 

Já Luís Lacerda (PPS), apresentou solicitação para que o município altere o artigo 1º da Lei Orgânica no inciso que versa sobre a denominação de logradouros públicos. O vereador apresentando sua proposição, entregou em anexo um abaixo assinado, onde mais de 700 moradores da atual Rua do Dirceu, no bairro Cangalheiro pedem que a mesma volte a se chamar Rua do Fio.

Ainda foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo que estima e fixa a receita orçamentária do município para 2017.

Outro projeto apresentado, desta vez pelo vereador Leonardo Barata (PSDB), denomina área pública por trás do Ginásio Mundico Santos, na Nova Caxias, como Espaço Cultural 15 de Agosto.

No pequeno expediente, Léo Barata também utilizou da palavra para anunciar aos seus pares o convite recebido para integrar a equipe administrativa do perfeito eleito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), onde deve assumir a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

O vereador Jerônimo (PMN), destacou a ida para Recife de um grupo de Dança da APAE Caxias, vencedora do Festival Regional e que estará representado o Maranhão em Pernambuco. Ele também fez críticas ao prefeito eleito Fábio Gentil, sobre a mudança da data do pagamento do servidor público para o dia 10 de cada mês, anunciado em seu plano de governo durante a campanha.

O parlamentar acredita que essa mudança é inviável e que o prefeito eleito Fabio Gentil não deixou claro o principal objetivo dessa medida. Ferreira também alertou sobre a possibilidade de demissões em massa na próxima administração, motivada por promessas eleitorais de difícil manutenção.

O líder de Governo, vereador Mário Assunção (PPS), destacou a inauguração por parte da Prefeitura, de um Ginásio Poliesportivo no Povoado Barro Vermelho, fato este ocorrido no final de semana, lembrando ainda que outras obras já em fase de conclusão, por falta de tempo, só serão entregues no próximo ano pelo prefeito eleito, mas, com mérito da atual gestão. Ele também enfatizou o incremento na economia que toda região terá a partir dessa quarta-feira (30), com a inauguração do Shopping Caxias.

Também usando do pequeno expediente, os vereadores Durval Junior (PSB), e Edilson Martins (PSDB), corroboraram com os temas em discussão.

No final, a presidente Ana Lúcia cobrou dos seus pares mais compromisso com a Casa do Povo, principalmente se fazendo presentes às sessões. Ela informou que todos os parlamentares conhecem o regimento interno da Câmara, que lhes permitem faltar, desde que seja justificado. “Entendo que cada um possa estar negociado com suas bases neste período, mas, nosso trabalho não pode parar e vamos computar as faltas”, finalizou.