quinta-feira, 2 de março de 2017

Blog homenageia o centenário de nascimento do ex-prefeito Aluízio de Abreu Lobo 

por Manoel de Pascoá  

Há exatos 100 anos, em 02 de março de 1917, nascia o caxiense Aluízio de Abreu Lobo. Era oficial do Exército Brasileiro no posto de 2° Tenente de Arma de Infantaria, de 2ª Classe. Foi Conselheiro do Tribunal de Contas do Maranhão. Foi prefeito de Caxias por dois mandatos e também Deputado Estadual. Serventuário Vitalício da Justiça pelo Interventor Federal do Maranhão no município. Diretor do Tiro de Guerra. Faleceu em 14 de agosto de 2012. A cidade que ele tanto amou, se rejubila pela festa centenária de um dos seus filhos que mais brilhou no cenário político da Princesa do Sertão Maranhense. 

O ilustríssimo senhor Tenente Aluízio de Abreu Lobo, nasceu na cidade de Caxias do Maranhão, em família tradicional,tendo conquistado vários espaços no cenário da história caxiense e maranhense. Militar, político, homem de amor à cultura e ao desenvolvimento educacional e sobretudo um grande patriota. 

"Há seres que nascem em pleno sol do dia e não brilham e outros nascem na escuridão da noite e reluz, como os faróis à beira do mar. Nas páginas do livro da vida, o livro tem capa e sobre-capa, a capa agrada a visualidade do leitor e a sobre-capa, muitas vezes desanima o que não tem aptidão ao estudo e à leitura. Assim fizeram com o Aluízio. Esquecido, não lhe deram o privilégio merecido, ao nobre filho da terra, ao popular "AVANTE". 

Faço esse comparativo, porque há tantos nomes em prédios públicos e monumentos, de seres que nada fizeram por Caxias. Aluízio comemorando teu centenário de berço, podemos afirmar que existem duas Caxias: uma antes de Aluízio e outra depois de Aluízio, cidade da qual ele foi seu desbravador, fazendo dela a capital do Sertão Maranhense. No dia da sua morte, somente o professor Jacques Medeiros, lembrou do seu nome em uma crônica de memória e nada mais foi feito até hoje. Nem os sinos das igrejas replicaram por sua morte, mas fica a certeza, que ninguém ocupará a sua lacuna na história de Caxias e do Maranhão. 

Queremos agradecer coletivamente, por seu trabalho em prol da terra natal, pela beleza da praça do Pantheon, ruas, avenidas, mercados, postos médicos, praças e praçinhas, Nova Caxias, Volta Redonda e Cantinho do Céu. O monumento da praça Duque de Caxias, a sede do Tiro de Guerra, Ginásio Bandeirante, as grandes festas cívicas, a bela festa do centenário de Gonçalves Dias. O seu passeio pelas ruas dessa cidade com o presidente Castelo Branco e sua comitiva. As grandes festas políticas, a restauração do centro histórico, a criação da biblioteca pública, a restauração da Prefeitura. Aluízio construiu a segunda parte do cemitério dos Remédios, evoluiu a área urbana e rural dessa cidade, fez campos de futebol, cuidava das praças com carinho e flores, honrou o nome dos homens e mulheres da nossa história, dando os nomes de Dom Luís Marelim e Manoel Pinto da Mota à praças. Construiu o mercado. 

Sobretudo à ótica dos políticos não chegaram a 2% do que você desbravou para seu povo. Para muitos Aluízio não passava de um louco, mas durante suas administração, dormíamos com as janelas das casas abertas. Na política ninguém é 100%, mas você foi 200%. Esse texto não é para agradar a todos, apenas para lembrar uma memória que está adormecida.

José Sarney e Alexandre Costa diziam que "enquanto o Aluízio existir no cenário político, Caxias sera respeitada". Quem não lembra daquela marchinha dele nos comícios: "Avante Aluízio Lobo, avante sem ter demora. Avante Aluízio Lobo tu és o candidato da vitória". Aqui fica Aluízio, o nosso reconhecimento por tudo que fizeste na cidade de Caxias. A Academia Sertaneja de Letras, Educação, Artes do Maranhão, presta neste 02 de março de 2017, uma singela homenagem a esse gênio caxiense. Saudades....