terça-feira, 25 de abril de 2017

Humberto Coutinho se reúne com comissão de S. Domingos do Maranhão para tratar de pleitos solicitados pelo ex-prefeito Tratorzão

Agencia Assembleia  

Uma comissão formada por empresários, produtores rurais e lideranças políticas do município de São Domingos do Maranhão se reuniu, nesta terça-feira (25), com o presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), para pedir o apoio do Legislativo no pleito pela reativação da agência do Banco do Brasil e aumento do efetivo policial na cidade. A iniciativa foi do secretário-adjunto de Relações com a Sociedade Civil e ex-prefeito do município, Kleber Andrade, mais conhecido como Tratorzão.
Participaram também da reunião o deputado Antônio Pereira (DEM), o superintendente do Banco do Brasil no Maranhão, Ingo Kobarg Júnior, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela e o subcomandante da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo.
Na pauta, a comissão reivindicou a volta do funcionamento efetivo da agência do Banco do Brasil no município, que tem operado sem numerário, ou seja, sem dinheiro nos caixas desde uma explosão cometida por criminosos no ano passado. “Tanto o comércio, quanto a agricultura do município estão praticamente fechados no município, em virtude do não funcionamento da agência do Banco do Brasil”, afirmou Astolfo Seabra, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município.
O vereador Thiago Moura destacou que o funcionamento apenas parcial da agência afeta diretamente a economia e o desenvolvimento de São Domingos do Maranhão. “A população precisa ir para outra cidade e acaba gastando dinheiro lá, adquirindo produtos e outros serviços. Então, o comércio tende a quebrar, a fechar mais rápido por conta desse problema”, completou.
Outra reivindicação foi quanto à segurança pública. Segundo a comissão, assaltos constantes, viaturas sucateadas, crimes de pistolagem e baixo efetivo policial são apenas alguns dos problemas enfrentados pela população. “O nosso objetivo com essa reunião é que essas demandas sejam resolvidas o mais rápido possível”, disse o secretário-adjunto Kleber Andrade.
ENCAMINHAMENTOS
 O superintendente do Banco do Brasil, Ingo Kobarg Júnior, garantiu que, até o dia 15 de maio, a agência do município passará a funcionar com numerário. Ele ressaltou que a parceria com Secretaria de Estado de Segurança Pública é fundamental para o banco voltar às atividades normais.
"O secretário Jefferson Portela e toda a sua equipe têm sido ótimos parceiros e trabalhamos juntos tentando evoluir na questão da segurança bancária, na medida em que os fatos ocorrem. Temos percebido uma melhoria tanto no efetivo policial, quanto de viaturas, além da atuação da inteligência da Polícia nesse sentido”, assinalou.
Já o secretário Jefferson Portela assegurou que todas as indicações e sugestões feitas pela comissão serão analisadas junto com o comando da Polícia Militar e da Polícia Civil, para que sejam determinadas, imediatamente, intervenções policiais na área. “Iremos organizar uma proteção forte, como já fazemos. Já alcançamos 85% de redução de roubo contra instituições financeiras, porque temos operações permanentes e isso vai continuar”, frisou.
O presidente Humberto Coutinho avaliou a reunião como positiva e agradeceu a disponibilidade do superintendente do Banco do Brasil e do secretário de Segurança Pública. “Foi uma reunião muita boa para todos. Vamos abrir o banco e será aumentada a segurança no município de São Domingos”, finalizou.